SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Brasil obtém crédito de US$ 5,4 bilhões para comprar os caças Gripen

Primeira aeronave será entregue em 2019; pagamento só começará a ser feito em 2024

O caça sueco Gripen NG
O caça sueco Gripen NG(Fabrice Coffrini/AFP/VEJA)
Os governos brasileiro e sueco assinaram nesta terça-feira, em Londres, na Embaixada do Brasil na Inglaterra, o contrato de financiamento no valor de 5,4 bilhões de dólares para a compra de 36 caças Gripen NG, da empresa sueca Saab. Essa era a última etapa para o início da fabricação dos aviões, cuja primeira entrega está prevista para 2019 - e a última, para 2024.
Segundo o Ministério da Defesa, os caças atenderão às necessidades operacionais da Força Aérea Brasileira (FAB) nos próximos 30 anos. O contrato prevê ainda a fabricação de 15 das 36 unidades no Brasil, incluindo oito unidades de dois lugares, modelo criado especificamente para a FAB.
Anunciado em dezembro de 2013, o contrato comercial com a Saab inclui a compra das aeronaves de combate, suporte logístico e aquisição de armamentos necessários à operação dos aparelhos. O contrato assinado prevê a transferência de tecnologia entre os dois países, o que possibilitará ao Brasil, segundo o Ministério da Defesa, deixar de ser comprador para se tornar fornecedor de aeronaves de combate de última geração.

No final de julho, o acordo quase subiu no telhado devido às restrições orçamentárias decorrentes do ajuste fiscal. O governo tentou negociar taxas de juros mais baixas com o governo sueco e, ao final de três dias de negociação, o Brasil conseguiu a reduzir da taxa de juros do financiamento para 2,19%. Segundo o Ministério da Defesa, trata-se de uma economia de até 600 milhões de reais. A formalização do contrato financeiro foi realizada na Inglaterra, uma vez que o contrato de financiamento será regido pela lei inglesa, para imparcialidade do acordo.
"A assinatura do contrato financeiro do Gripen NG é de fundamental importância, já que encerra a fase negocial e inicia a fase de execução do contrato comercial, com aquisição e desenvolvimentos dos caças, concretizando, assim, uma aliança estratégica entre Brasil e Suécia", disse, em nota, o ministro da Defesa, Jaques Wagner.
De acordo com a nota divulgada pela assessoria do Ministério da Defesa, o pagamento efetivo do financiamento só ocorrerá após o recebimento da última aeronave, previsto para 2024. Segundo a pasta, a participação brasileira no desenvolvimento do projeto dará à indústria aeronáutica nacional acesso a todos os níveis de tecnologia, incluindo os códigos-fonte do Gripen. "O programa de transferência de tecnologia incluirá itens como a integração de hardware, aviônicos, software e sistemas da aeronave, além do intercâmbio de conhecimento, com mais de 350 brasileiros indo a Suécia para treinamento", informou o Ministério da Defesa.
(Com Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário