SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Ceará dos ventos: adrenalina no céu e no mar

O segundo semestre é o período ideal para a prática dos esportes ligados ao vento. Seja o kitesurf, o windsurf ou o voo livre, o que importa é aproveitar o momento e sentir a brisa cearense
por Diego Borges - Especial para o Tur
A temporada dos ventos já está aí. É no segundo semestre que desembarca no Ceará a maior parte dos visitantes, do Brasil e de fora, que buscam ares propícios para a prática de esportes ligados ao vento. Nosso vasto litoral e o sertão são ideais para as práticas do kitesurf, do windsurf, da vela e do voo livre, apenas para citar algumas modalidades.
Destinos como Cumbuco, Jericoacoara, Taíba, Paracuru, Flecheiras, Icaraí de Amontada, Preá, Aquiraz, Beberibe, além das serras da Ibiapaba, Baturité e Arantanha são garantia de boas rajadas aos que procuram adrenalina o ano inteiro, ainda mais no atual período. Mas diante de tantas opções para celebrar a natureza e o esporte, no céu e no mar, onde se deve ir? A resposta exata talvez você não encontre aqui, entretanto, daremos alguma luz. O Tur conversou com feras de quatro modalidades ligadas ao vento, que escolheram um dos seus lugares preferidos para a prática esportiva e contaram um pouco dos motivos que os levaram a eleger tais locais, além de darem dicas imperdíveis para quem quiser se aventurar.
Destinos
O atleta de kitesurf Ygon Maia, por exemplo, é apaixonado pela Praia do Futuro desde que passou a morar no Ceará, há dez anos. Para ele, o local é propício para a prática do kitewave, modalidade em que se utiliza o kite com uma prancha de surf convencional. Ele costuma fazer o chamado downwind (descer com o vento), partindo do Caça e Pesca e percorrendo toda a Praia.
Ainda no litoral, o campeão sul-americano de windsurf Levi Lenz mostra porque Jericoacoara é considerada a "Meca" do windsurf. Vale até para os iniciantes, já que o local também conta com escolinhas para a prática.
Na Região Metropolitana de Fortaleza, a Serra da Pacatuba é destino certo para os amantes e principiantes do voo livre. Praticante do parapente há dez anos, João Guy Almeida enaltece o visual para quem resolve voar: é possível observar parte do litoral e as serras da Pacatuba, Guaiuba e Maranguape.
O voo livre também é destaque em Quixadá. E o pioneiro da modalidade no Sertão Sentral, Antônio Almeida, é enfático: não existe lugar melhor no mundo para voar.
1
2
3
4

Nenhum comentário:

Postar um comentário