SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Proposta feita por Caiado ganha força


Image-0-Artigo-2287525-1
Ronaldo Caiado propõe que o fundo público para custear as campanhas eleitorais use a verba que hoje paga inserções de programas na rádio e TV ( Foto: Agência Brasil )
Brasília. Enquanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu o risco de o Plenário rejeitar, na próxima terça-feira (29), a criação de um fundo público para financiar as campanhas eleitorais na votação da Reforma Política, uma outra ideia ganhou força, ontem, entre parlamentares. Trata-se de uma proposta apresentada pelo senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), que recebeu apoio do presidente licenciado do PSDB, senador Aécio Neves (MG).
Pelo texto de Caiado, fica estabelecido que os recursos do fundo eleitoral viriam do dinheiro que o governo repassa a emissoras de rádio e TV por transmitirem os programas eleitorais e de multas aplicadas às legendas.
Desta forma, os programas seriam exibidos apenas na TV e rádio públicas, a menos que as legendas comprem espaço nos veículos privados de mídia.
"Acabaríamos com programas partidários, esses que acontecem fora do cenário eleitoral, e essa compensação, falou-se em R$ 2 bilhões, não há um número exato, poderia sim alimentar o fundo eleitoral, sem que haja necessidade de recursos orçamentários para isso", afirmou Aécio.
O líder do Podemos no Senado, Álvaro Dias (PR), sinalizou ser favorável à proposta do senador goiano. O texto de Caiado ganhou caráter de urgência esta semana e está pronto para votação no plenário da Casa.
"Me parece algo mais saudável, pois desta forma você não sobrecarregaria as finanças públicas. Seria a utilização de um dispêndio já existente", declarou o parlamentar.
Para ele, o projeto de Caiado é positivo porque não mexe com o orçamento, "apenas estabelece a substituição da aplicação desses valores" já utilizados - estimados em pelo menos R$ 1,5 bilhão pelo relator da matéria, senador Ataídes Oliveira.
"Acho que é inteligente e interessante essa ideia", destacou.
Já o líder do PMDB no Senado, Raimundo Lira (PB), afirmou que é contra a criação de qualquer fundo público.
"Não tem nenhuma justificativa criar fundo desse enquanto o Brasil está passando por uma crise econômica".
O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), afirmou que a sigla é contra a proposta de Caiado porque vai favorecer os candidatos com mais dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário