SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 15 de março de 2018

Novo comandante da PM faz discurso motivador: 'é preciso ter fé, confiança e perseverança'

Luís Cláudio Laviano pediu que militares 'levantassem a cabeça e honrassem a farda'. Em sua despedida, Wolney Dias disse que policiais 'também são vítimas' da violência

Por Bruna Fantti
Cerimônia de posse do coronel Laviano
Cerimônia de posse do coronel Laviano -
Rio - "Levante a cabeça, olhe para o futuro, honre a sua farda. A Polícia não é imune a erros, nem formada por santos, mas é a instituição que está na linha de frente no combate ao mal e o mal não merece as nossas lágrimas". A afirmação foi feita pelo coronel Luis Cláudio Laviano, em seu primeiro discurso como Comandante-Geral da Polícia Militar, na tarde desta quarta-feira. O tom motivador à tropa foi o que restou ao oficial, que espera medidas práticas do governo federal, como o envio de recursos.
Em entrevista a jornalistas, o coronel confirmou a expectativa. "A força de intervenção está fazendo justamente visitas nos batalhões para conhecer toda essa questão administrativa e operacional, vivenciando esse dia a dia das unidades e está buscando esse recurso. O governo federal já anunciou que os recursos vão chegar, estamos aguardando", explicou.
Passados 27 dias do anúncio da intervenção federal na segurança, até agora somente um policiamento intensificado do Exército ocorreu na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio.
O decreto prevê as Forças Armadas até o final do ano no estado, no entanto, o prazo poderá ser menor. O presidente Michel Temer, durante um evento na Associação Comercial de São Paulo, afirmou que a intervenção poderá acabar em setembro, quando espera que a Câmara dos Deputados dê início à avaliação da reforma da Previdência. "Não é improvável que até setembro as coisas estejam entrando nos eixos no Rio e eu possa cessar a intervenção", revelou.
Enquanto as medidas práticas não são realizadas, o secretário de Segurança, general Richard Nunes, voltou a falar sobre ética. "O país não suporta mais o desrespeito às instituições. Ética profissional-militar impõe respeito à hierarquia e disciplina. É respeitando a sociedade que seremos respeitados", disse o secretário, retomando o discurso feito na véspera, durante a solenidade de posse do chefe da Polícia Civil.
Por ser a autoridade mais alta presente, coube a ele passar em revista a tropa, ação que marca o início da cerimônia. A última vez que essa tarefa foi realizada por um general foi no governo Marcello Alencar (1995-1998) e era prática comum na Ditadura, quando a PM foi comandada por oficiais do Exército. Ao som do dobrado Batista de Melo, o general marchou até o encontro do coronel Wolney Dias, que foi substituído.
Dias frisou conquistas da sua gestão, entre elas a licitação que dará 250 carros para a corporação em abril. "Entrego o cargo com a esperança de que daqui pra frente a turbulência seja menor. Conclamo a população para que não aceite a informação simplificada de que a solução está em um policial em cada esquina. Somos vítimas. Não somos culpados". Para Chefe do Estado Maior foi escolhido o coronel Henrique Pires, que até então era chefe operacional da PM. Outros nomes da nova cúpula ainda serão divulgados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário