SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Para gelar cerveja rápido

O carvão já está na churrasqueira e a galera chega com> litros e mais litros de cerveja.> Vergonhosamente quente.> Como gelar a breja?> Nós fomos buscar a ajuda do professor Cláudio Furukawa,> do Instituto de Física da USP, para responder essa questão> crucial.> Aliás, gelar é modo de dizer..> A melhor temperatura para tomar a Pilsen, a mais comum por> aqui, é de 2 a 4 graus. A -5 graus ninguém sente o > gosto', afirma Fabiano Bellucci, beer sommelier do bar> Frangó São Paulo).> Gelo no isopor O método clássico é mais rápido que> colocar a cerveja em uma geladeira e melhor que botar no> freezer, já que no isopor ela não corre o risco de> congelar. Para acelerar um pouco o processo, vale colocar um> pouco de água. Outra dica: as latinhas resfriam mais> rápido, mas também esquentam mais depois de abertas do> que as garrafas long neck.> Gelo, álcool, sal e água.> Para cada saco de gelo, coloque dois litros de água, meio> quilo de sal e meia garrafa de álcool. A água aumenta a> superfície de contato, o sal reduz a temperatura de> fusão do gelo (ele demora mais para derreter) e, por uma> reação química, o álcool rouba calor. Os físicos> chamam o líquido de 'mistura frigorífica'.> GELO, ÁLCOOL SAL E ÁGUA> A mistura frigorífica é barata e a cerveja fica em ponto> de bala em 3 minutos-> não é nenhum sacrifício esperar, né? Um alerta: como a> água fica muito fria, não é bom esquecer as latas e> garrafas no isopor, porque depois de meia hora estarão tão> estupidamente geladas que nem vai dar para sentir o gosto da> bebida. Lembre-se também de lavar a latinha ao tirá-la da> mistura.

Um comentário:

  1. "o sal reduz a temperatura de fusão do gelo (ele demora mais para derreter)"

    Muito pelo contrário meu caro, na verdade a água (nivel do mar) condença a 0ºc, ao adicionar sal, a soluçao (água mais sal) condença a mais ou menos -2°c, isso faz com que a cerveja fique mais gelada sem congelar.
    Se você ainda está com duvidas, te dou mais um exemplo, você já deve ter visto na TV ou até mesmo em filmes onde as pessoas jogam sal na neve para ela derreter, para com que eles possam se livrar um pouco da neve nas estradas, ou seja: a neve que estava a 0°c entrou em contato com o sal e acabou derretendo, pois o sal diminuiu a temperatura de condensaçao da água.

    Caro altor, deveria se envergonhar de postar alguma coisa tão sem escrúpulos para seus leitores, tal erro que até mesmo uma aluna de 1ª série do segundo grau pode notar.

    ResponderExcluir