SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

TRE solicita tropas federais para Fortaleza

Ontem, os juízes da Corte Eleitoral aprovaram matéria por unanimidade. Pedido será enviado ao TSE
Decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará atende a requerimento dos juízes das 13 Zonas Eleitorais da Capital após o primeiro turno. Ontem, 23 recursos a indeferimentos de candidaturas também estavam na pauta do Pleno ( Foto: JL Rosa )
O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) aprovou o envio de pedido de tropas federais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir a segurança do segundo turno da eleição na Capital cearense, no próximo dia 30 de outubro. A decisão, tomada por unanimidade dos juízes da Corte Eleitoral em sessão na tarde de ontem, atende a requerimento feito pelos juízes das 13 Zonas Eleitorais de Fortaleza após o primeiro turno do pleito municipal, no último domingo (2).
Na última terça-feira (4), a presidência do TRE-CE havia despachado ofício para ouvir o presidente da Comissão de Segurança Permanente da Justiça Eleitoral do Ceará, juiz Mauro Liberato, o procurador regional eleitoral, Marcelo Mesquita Monte, e o governador do Estado, Camilo Santana. A matéria foi levada ao Pleno do Tribunal após manifestação do chefe do Executivo Estadual ao TRE-CE, que em ofício datado de quarta-feira (5) registrou o recebimento do requerimento subscrito pelos juízes e posicionou-se "favorável à presença das tropas federais, em Fortaleza, no próximo dia 30 de outubro".
Ontem, durante a apreciação da matéria pelos juízes da Corte do TRE-CE, o procurador regional eleitoral, Marcelo Mesquita Monte, também explicitou posicionamento favorável à requisição das tropas federais. Ele admitiu que "houve tranquilidade no primeiro turno", mas argumentou que "diante do relato dos juízes da Capital e da manifestação do governador, que é o chefe das forças de segurança no Estado, não vejo outra saída a não ser concordar com o pedido".
No documento que enviaram ao TRE-CE, os juízes das 13 Zonas Eleitorais de Fortaleza relataram episódios de ação policial irregular durante o primeiro turno da eleição na Capital, que incluíram até mesmo ameaças à fiscais da Justiça Eleitoral.
Casos
No domingo, conforme havia noticiado o Diário do Nordeste, o promotor de Justiça Marcos Renan, no plantão do Ministério Público, deu voz de prisão a uma sargento da Polícia Militar por ter ido trabalhar com uma camisa que fazia referência à campanha do candidato Capitão Wagner (PR), e anunciou que, junto aos demais promotores, iniciaria um movimento para motivar o procurador-geral de Justiça, Plácido Rios, a pedir ao TRE-CE a requisição de tropas federais ao TSE para o segundo turno.
Ontem, o juiz Mauro Liberato também disse ser favorável à requisição de tropas federais, "a fim de resguardar a segurança de servidores, magistrados, mesários e dos próprios eleitores no segundo turno". Já o presidente do TRE-CE, desembargador Abelardo Benevides, aproveitou a sessão para reconhecer o "enorme esforço feito pelo comando das forças de segurança no Estado e do trabalho realizado pela Polícia Militar do Ceará durante a realização do primeiro turno das eleições".
"Caso o TSE aprove o pedido do TRE, trabalharemos todos juntos, Justiça Eleitoral, forças de segurança do Estado e forças federais, com um só propósito de levar tranquilidade aos eleitores de Fortaleza, no próximo dia 30, para que possam escolher livremente e com total transparência o prefeito da capital nos próximos quatro anos", disse.
Além de Fortaleza, apenas Caucaia realizará segundo turno para eleger o novo prefeito no Ceará. O presidente do TRE-CE anunciou que também ouvirá os juízes das três Zonas Eleitorais do município, por meio de um Processo Administrativo Digital (PAD). Se houver manifestação, o Tribunal também deliberará sobre pedido ao TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário