O Centro de Pagamento do Exército é o órgão que tem por finalidade
executar as atividades de pagamento centralizado do pessoal do Exército,
inclusive dos inativos e pensionistas, mediante a utilização plena dos
meios de informática, concorrendo para a manutenção da credibilidade da
Instituição.
Cumprindo uma determinação regulamentar, todos os
Inativos e Pensionistas do Exército Brasileiro precisam se apresentar
anualmente, no mês de sua data natalícia, na sua Organização Militar de
vinculação. Não é raro ouvirmos de nossos inativos ou pensionistas o
seguinte comentário: mas por que preciso sair do conforto do meu lar,
com as dificuldades de locomoção que tenho, para me apresentar.
A
fim de responder a esse questionamento, redigimos este artigo no
intuito de esclarecer as razões pelas quais a apresentação anual se faz
necessária e de estimular nosso "público-alvo" ao cumprimento da
determinação legal, prevista no Artigo 14 das Instruções Reguladoras
para a Administração de Civis, Inativos e Pensionistas do Exército (IR
30-29).
Inicialmente, cabe alertar que a referida apresentação
pode ser feita em qualquer dia do mês de aniversário, não havendo
necessidade de ser exatamente no aniversário do inativo ou pensionista,
permitindo ao beneficiário escolher o dia que lhe for mais conveniente.
Quando pensamos nas razões pelas quais a apresentação anual é de
caráter obrigatório, a primeira que nos vem à mente é a constatação de
que o beneficiário encontra-se "vivo", o que de fato é informação
fundamental para o Órgão Pagador. Porém, esta constatação é apenas uma
das diversas finalidades que revestem de importância o tema do presente
artigo.
No momento em que o beneficiário deixa de realizar sua
apresentação anual, uma sequência de procedimentos é desencadeada pelo
Órgão Pagador, no intuito de evitar danos ao erário público, ou seja,
evitar que o pagamento dos proventos ou pensões seja realizado
indevidamente. Desta feita, o referido pagamento será bloqueado até que o
beneficiário faltoso realize sua apresentação ou que seja apresentada,
pelos seus dependentes, a certidão de óbito.
Para uma melhor
compreensão dos problemas que podem advir com a falta de apresentação no
Órgão Pagador, cabe observar que o Sistema de Pagamento segue um
calendário de obrigações estabelecido pelo Centro de Pagamento do
Exército (CPEx) e nem sempre será possível o reestabelecimento imediato
do benefício quando o interessado não se apresenta no mês de seu
aniversário, podendo comprometer temporariamente o seu equilíbrio
financeiro e o de sua família.
ATUALIZAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS
Entendida a questão da confirmação de que o beneficiário encontra-se
"vivo", trataremos de outro importante aspecto da apresentação anual,
que é a atualização dos dados cadastrais.
A manutenção
atualizada dos dados cadastrais, como endereço e telefones, é de elevada
importância, tendo em vista que, em algumas situações, o Órgão Pagador
precisa entrar em contato com o beneficiário para sanar dúvidas ou
resolver problemas relativos ao pagamento. Caso o contato fique
impossibilitado, pode ocorrer, por exemplo, o não recebimento do
contracheque na residência.
Reforçando a importância da
atualização dos dados cadastrais, apresentaremos outra situação em que
há a necessidade de contatar o beneficiário.
O Instituto
Nacional de Seguridade Social (INSS) disponibiliza, mensalmente, um
relatório com informações de óbitos recebidas de Cartórios de Registros
Civis, constando o nome e CPF de pessoas que vieram a falecer no período
considerado. Por vezes, existe coincidência entre a relação
disponibilizada pelo INSS e os beneficiários cadastrados no banco de
dados de pagamento do Exército Brasileiro. Como procedimento de
segurança, quando isso é identificado, o Órgão Pagador é acionado pelo
CPEx, a fim de verificar se aquele beneficiário, constante na referida
relação, encontra-se vivo ou se realmente veio a falecer.
Nos
casos em que o Órgão Pagador não consegue confirmar, em tempo oportuno,
que o beneficiário se encontra vivo, o CPEx, objetivando evitar danos ao
erário público, bloqueia o pagamento até que seja confirmada a situação
de "vida" ou a apresentação de certidão de óbito pelos dependentes. A
simples atualização de endereços residenciais e números de telefones de
contato podem evitar grandes transtornos ao inativo ou pensionista, bem
como poupar demandas administrativas para o CPEx e para o Órgão Pagador.
2ª VIA DE CONTRACHEQUES E COMPROVANTE DE IMPOSTO DE RENDA
A internet do CPEx possui uma ferramenta importantíssima que
possibilita, ao beneficiário de proventos ou pensões, a obtenção de
informações de pagamento sem a necessidade de se deslocar até o seu
Órgão Pagador de vinculação.
Motivado pela busca do melhor
atendimento aos nossos usuários, foi disponibilizada, no sítio da
Internet do CPEx, a possibilidade de imprimir a segunda via de
documentos como contracheque, fichas financeiras e Comprovantes de
Rendimentos Pagos (CRP) para Imposto de Renda, no conforto do seu lar.
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
Muitas são as propagandas a respeito dos benefícios e das baixas taxas
de juros do crédito consignado. Mas é preciso ter alguns CUIDADOS antes
de tomar qualquer dinheiro emprestado!
EQUILIBRE SEU ORÇAMENTO
Gaste menos do que você ganha. Essa é a situação ideal, sempre. Antes
de pegar algum dinheiro emprestado, corte gastos, planeje, economize.
Seu sonho vai custar bem mais barato!
EMPRÉSTIMO CUSTA CARO
De regra, ao pegar um consignado, dependendo do prazo, você pode vir a
pagar quase o dobro do valor tomado emprestado, ou seja, pegando R$
10.000,00, o valor total da operação pode chegar perto dos R$ 20.000,00.
No "simulador de empréstimos", disponível em www.cpex.eb.mil.br, você
pode conferir qual o custo total do dinheiro que pretende tomar
emprestado, para que pense melhor antes de contratar.
O EMPRÉSTIMO DIMINUI SEUS RENDIMENTOS
Ao realizar um empréstimo consignado, é preciso ter consciência de que o
seu rendimento líquido vai ficar menor, porque a parcela do empréstimo
passará a ser debitada diretamente no seu contracheque. Por isso,
verifique se você não irá comprometer as despesas do mês, como
supermercado, água, luz, telefone etc.
NÃO ACEITE OFERTAS POR TELEFONE
Em geral, o empréstimo consignado é seguro. O acesso ao sistema é
certificado digitalmente, protegido por senha e, obrigatoriamente, o
dinheiro é depositado na conta em que você recebe a sua pensão ou
proventos.
No entanto, CUIDADO! Não aceite empréstimos por
telefone! Não encaminhe documentos pessoais por Fax ou e-mail! Não
forneça seu código identificador de margem consignável! Evite terceiros.
Contrate diretamente nas agências dos Bancos ou Entidades
Consignatárias (EC) credenciadas pelo Exército. A relação delas está
disponível na página eletrônica do CPEx em www.cpex.eb.mil.br, clicando
no link "Entidades Credenciadas". |
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