SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 18 de março de 2016

Justiça do DF derruba uma das liminares contra posse de Lula

Outra decisão, da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que também suspendeu a nomeação do ex-presidente para a Casa Civil, continua valendo

O ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de posse dos novos ministros no Palácio do Planalto, em Brasília
O ex- presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a cerimônia de posse dos novos ministros no Palácio do Planalto, em Brasília(Evaisto Sa/AFP)
O desembargador Cândido Ribeiro, presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no Distrito Federal, derrubou na noite desta quinta-feira a liminar da Justiça Federal de Brasília que havia suspendido a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil. Uma outra liminar, da Justiça Federal do Rio de Janeiro, que também suspendeu o decreto de nomeação da presidente, continua valendo.
A decisão de Ribeiro derruba apenas o despacho do juiz Itagiba Cata Preta Neto, que se baseou nos áudios divulgados de conversas de Lula com vários interlocutores para afirmar que a ida do ex-presidente à Casa Civil "implica na intervenção direta" do Executivo nas atividades do Poder Judiciário.
No Supremo Tribunal Federal (STF), há, até agora, dez ações que questionam a posse de Lula na Casa Civil. Elas foram propostas por partidos de oposição - PSDB, PSB e PPS - e também por pessoas comuns, advogados e entidades. A maioria delas, seis, está sob a relatoria do ministro Gilmar Mendes.
(Com Estadão Conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário