SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Europa tem destino nas próprias mãos, responde Merkel a Trump

O presidente eleito dos Estados Unidos defendeu a saída do Reino Unido da União Europeia e criticou a política de refugiados alemã

Os europeus têm seu destino em suas próprias mãos, declarou nesta segunda-feira a chanceler alemã, Angela Merkel, em resposta às críticas do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. 
“Penso que nós europeus temos nosso destino em nossas próprias mãos. Vou continuar me comprometendo para que os 27 Estados membros [da União Europeia] trabalhem juntos olhando para o futuro”, declarou a chanceler durante coletiva de imprensa, ao ser questionada sobre o apoio de Trump à saída do Reino Unido do bloco e a sua especulação de que outros países seguirão o mesmo caminho.
Em uma entrevista ao jornal alemão Bild e ao britânico The Times, publicada no domingo, o presidente eleito classificou a política de acolhimento migratória da Alemanha como “um erro catastrófico” e afirmou que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é “obsoleta” . Merkel, cujo país recebeu mais de um milhão de solicitantes de asilo desde 2015, respondeu ao comentário acusando Trump de misturar a abertura a refugiados com uma estratégia fraca contra o terrorismo.
“Quero separar [o terrorismo] da questão dos refugiados no que diz respeito à guerra na Síria”, disse Merkel, destacando que “a maioria dos sírios” fugiram “da guerra civil, dos combates contra [o presidente Bashar] Assad e da repressão” do governo. “Quando ele estiver no cargo, o que ainda não é o caso, trabalharemos naturalmente com o novo governo americano e veremos quais acordos encontraremos”, comentou a chanceler.
Na entrevista publicada na noite de domingo, Trump havia declarado que as consequências da acolhida de refugiados na Alemanha foram sentidas recentemente, em alusão ao atentado com um caminhão contra um mercado de Natal em Berlim em 19 de dezembro, que deixou 12 mortos e foi reivindicado pela organização terrorista Estado Islâmico (EI).

França

Em resposta às críticas de Trump sobre a UE e a OTAN, o presidente da França, François Hollande, comentou que a Europa “não precisa de opiniões externas para dizer o que tem que ser feito”. “A Europa sempre estará pronta para buscar cooperação transatlântica, mas vai determinar seu caminho com base em seus próprios interesses e valores”, disse Hollande, durante cerimônia de despedida do embaixador americano em Paris, Jane Hartley.

(Com AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário