SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Ex-ministro Paulo Bernardo é preso na 31ª fase da Operação Lava Jato

Um mandado de busca e apreensão também está sendo cumprido na casa da senadora Gleisi Hoffmann, esposa do ex-ministro
A Polícia Federal afirma ter indícios suficientes contra Bernardo e sua esposa, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) ( Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil )
Estadão Conteúdo
A PF indiciou Bernardo e Gleisi ao concluir o inquérito sobre as suspeitas de que dinheiro desviado da Petrobras abasteceu em 2010 a campanha ao Senado da parlamentar ( Foto: Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados )
Em nova operação da Polícia Federal, o ex-ministro Paulo Bernardo (Planejamento e Comunicações no governo Lula), marido da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), foi preso nesta quinta-feira 23, em Brasília. A ação decorre de fatiamento que ocorreu na investigação que estava no Supremo Tribunal Federal.
O ex-ministro, a senadora e o empresário Ernesto Kugler Rodrigues, de Curitiba foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República em maio deste ano. Paulo Bernardo e Gleisi foram denunciados por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O inquérito policial concluiu que os dois receberam R$ 1 milhão de propina de contratos firmados entre empreiteiras e a Petrobras. O valor teria sido utilizado para custear as despesas da eleição dela ao Senado em 2010.
A Procuradoria sustenta que o então ministro solicitou a quantia em favor da mulher diretamente ao engenheiro Paulo Roberto Costa na época diretor de Abastecimento da Petrobras e um dos articuladores do esquema de corrupção na estatal indicado pelo PP. Preso em 2014, Costa fez delação premiada.
O doleiro Alberto Youssef, que também fez delação, operacionalizou o pagamento. Segundo o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o doleiro administrava o caixa de propinas do PP de onde saíram os valores em questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário