SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O fim do 'chefe dos chefes'

Duzentos fuzileiros navais invadiram anteontem um condomínio de luxo numa cidade de veraneio do México e mataram um dos traficantes de droga mais procurados do mundo: Arturo Beltrán Leyva, conhecido como "chefe dos chefes", um dos três mais poderosos do país. A operação, que contou com helicópteros, agentes descendo edifícios por rapel e quase duas horas de tiroteio, foi a mais exitosa do governo do presidente mexicano, Felipe Calderón - que assumiu o cargo em 2006 anunciando uma cruzada contra o tráfico. Até agora, apesar de elogiado pelos Estados Unidos por seus esforços, o governo Calderón só tinha conseguido atingir traficantes de segundo e terceiro escalões.
- Essa ação representa uma conquista muito importante para o povo e o governo do México, e um golpe contundente contra uma das organizações criminais mais perigosas do México e do Continente - afirmou Calderón de Copenhague, onde participa da cúpula do clima.
Beltrán Leyva era dissidente do cartel de Sinaloa, tido como o mais poderoso do México, e criara junto com seus irmãos uma organização com seu sobrenome que se tornou uma das mais violentas do país. Execuções do grupo criminoso e disputas com outras gangues foram responsáveis por parte das 14 mil pessoas mortas durante a guerra contra o tráfico do governo Calderón, que mobiliza mais de 45 mil policiais pelo país.

Leões, tigres e panteras negras
A morte "chefe dos chefes", segundo o governo, deve aumentar a violência no México devido às disputas internas dentro do cartel para assumir o posto do traficante. Ela ocorre também em meio a uma escalada da violência nos estados do norte e oeste do país. Na quarta-feira, no estado de Durango (norte), foram encontradas as cabeças de seis policiais, em vingança pela morte de 10 membros do Cartel do Golfo.
- Sem dúvida derrubar um líder é um golpe muito forte para um cartel e isso com certeza obrigará que haja reestruturações, não está descartado que haja violência dentro desse cartel até que se definam as linhas de comando - disse ontem o procurador Arturo Chávez.
A operação foi meticulosamente calculada e durou ao todo quase quatro horas. Ao entardecer de quarta-feira, parte dos 200 fuzileiros invadiram o prédio onde estava Beltrán Leyva descendo pelos telhados por rapel e, silenciosamente, bateram de porta em porta para evacuar moradores até uma academia de ginástica do complexo luxuoso.
Armados com rifles de assalto, os fuzileiros também interromperam uma festa de graduação que acontecia em volta de uma piscina do condomínio e levaram os jovens à academia, pedindo que todos esperassem em silêncio, e sem usar seus celulares.
Nenhum inocente foi morto. Além de Beltrán Leyva, seis membros de seu cartel morreram durante o tiroteio na cidade de Cuernavaca, a 80 quilômetros ao sul da Cidade do México. Um deles foi encontrado morto em frente ao apartamento triplex em que estavam, aparentemente depois de ter se suicidado. Um fuzileiro foi morto vítima de granadas lançadas pelos traficantes e dois foram feridos.
- Primeiro pedimos que se entregassem, mas eles não se renderam e abriram fogo - contou um dos fuzileiros que participaram da operação, com o rosto coberto por uma máscara por motivos de segurança.
O governo mexicano, que conta com verba americana para a luta contra o tráfico, havia oferecido uma recompensa de US$2,4 milhões pelo paradeiro do traficante. Beltrán Leyva foi acusado em agosto de ser corresponsável pelo envio de 200 toneladas de cocaína e grandes quantidades de heroína nas últimas décadas para os Estados Unidos.
Conhecido também pelos apelidos de "A Morte", "O Barbas" e "O Botas Brancas", Beltrán Leyva tinha 49 anos. O barão das drogas foi um influente membro do cartel de Sinaloa até janeiro de 2008, quando seu irmão Alfredo foi preso numa operação atribuída a uma traição interna do megatraficante Joaquim Guzman. Junto com quatro irmãos, Beltrán Leyva fundou um cartel próprio que detinha o controle do tráfico na capital, no centro e no sul do país.
Nesses locais, Beltrán Leyva contava com a proteção de policiais corruptos e podia circular entre mansões e apartamentos de luxo. Numa das mansões, nas cercanias da capital, a polícia deu uma batida numa festa no ano passado: encontrou uma gangue colombiana que trabalhava para o traficante, dois leões africanos, dois tigres e duas panteras negras em jaulas.
- Morelos era um estado onde o senhor Beltrán Leyva tinha proteção institucional e era necessário usar alguém totalmente de fora, a Marinha, para poder romper seu cerco de segurança - afirmou o analista de segurança Alberto Islas.
O cartel de Sinaloa continua sendo comandado das sombras por Guzmán, foragido desde 2001, de uma prisão de segurança máxima dentro de cestos de roupa suja. Guzmán é o homem mais procurado no México.

Nenhum comentário:

Postar um comentário