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terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Operador do guindaste trabalhou 18 dias sem parar, diz ministério

Acidente na Arena Corinthians deixou dois mortos em novembro. 
Para superintendente regional, operador 'tem que estar tranquilo'.

Letícia MacedoDo G1 São Paulo
Superintendente regional Medeiros em visita a obra da Arena Corinthians (Foto: Letícia Macedo/ G1)Superintendente regional Medeiros em visita a obra
da Arena Corinthians (Foto: Letícia Macedo/ G1)
O superintendente regional do Ministério do Trabalho em São Paulo, Luis Antonio Medeiros, afirmou na manhã desta terça-feira (10) que o condutor do guindaste que caiu no estádio do Corinthians, em Itaquera, na Zona Leste, trabalhou 18 dias sem folga antes do acidente. Nesta terça, uma equipe visita a arena que receberá a abertura da Copa de 2014 para vistoriar oito guindastes interditados após o acidente que matou dois operários, em novembro.
“Devido à rapidez da obra, todo dia aqui tem duas horas extras. Estava conversando com a Odebrecht no sentido da gente dar uma limitada nisso. É legal fazer duas horas extras por dia, mas soube agora que o mecânico do guindaste estava há 18 dias sem nenhum descanso. Então, nós vamos limitar onde houver perigo, onde o cidadão é quase um piloto, tem que estar desestressado, tem que estar tranquilo.”
"Ele [operador] falou para nós e nós temos os dados. Ministério do Trabalho tem [acesso a] cartão de ponto, tem tudo", completou. Segundo Medeiros, que teve acesso às fichas de ponto dos operários, pode ter havido um acordo com o funcionário para compensar os dias trabalhados. “Eu não sei o que a empresa combinou com ele se esses 18 seriam compensados se era banco de horas. Nós achamos que há uma exaustão para a pessoa que opera um mecanismo tão delicado”, afirmou.
MAPA desabamento Arena Corinthians (28/11) (Foto: Editoria de Arte/G1)
A Odebrechet, construtora responsável pela obra, disse que "esses trabalhos nunca são contínuos". "Durante o período relatado pelo Superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego de São Paulo, o operador do guindaste ficou, na maior parte do tempo, em área designada aguardando a liberação da peça para o içamento", afirma uma nota da empresa.
A Locar, empresa terceirizada responsável pelos operários, negou que operador estivesse trabalhando sem folgas. "No domingo que antecedeu ao acidente, foi seu último dia de folga", diz a empresa.
As causas do acidente ainda estão sendo analisadas. “Nós não sabemos a causa do acidente. Nós só achamos que tem que limitar o trabalho desses operários nesses lugares estratégicos. As causas do acidente têm que ser analisadas. Isso é uma das vertentes. O que nós queremos é que essas pessoas trabalhem com folga, com tranquilidade”, disse.
O Ministério do Trabalho pretende testar e liberar todas as gruas até o dia 16. A permissão para retomada dos trabalhos acontecerá após a aprovação do plano de retirada do guindaste e da última peça da estrutura metálica que cobriria o estádio.
A Defesa Civil, que interditou 5% das obras de construção do estádio, explicou anteriormente que, para que a empresa comece a remoção, é necessária uma autorização para a realização de obras emergenciais da parte da Prefeitura. Após ser retirado, o guindaste vai ficar à disposição para análise.
Inauguração
O estádio do Corinthians foi o local escolhido pela Fifa para o jogo de abertura da Copa do Mundo no dia 12 de junho de 2014, que será entre a seleção brasileira e a Croácia, adversária definida no sorteio das chaves do Mundial no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe (BA).
A Odebrecht e o Corinthians informaram em 5 de dezembro, em nota conjunta, que o prazo estabelecido como meta para a entrega da Arena Corinthians é 15 de abril de 2014, menos de dois meses antes da abertura da Copa do Mundo. A data foi decidida em conjunto com o Comitê Organizador Local (COL) e a Fifa.
Acidente
O operador cuidava de um guindaste que suporta carga de até 1,5 mil toneladas. Ele içava uma peça de 420 toneladas quando a estrutura e a máquina tombaram sobre parte do estádio, atingindo o motorista Fábio Luiz Pereira, de 41 anos, e o montador Ronaldo Oliveira dos Santos, de 43. Eles trabalhavam para empresas terceirizadas e morreram.
A “caixa-preta” do guindaste foi retirada em 2 de dezembro pelos fabricantes do veículo e entregue à perícia da Polícia Técnico-Científica para análise.
Peritos analisam o caso para descobrir, entre três hipóteses prováveis, se o que o ocorreu foi causado por falha humana (do operador do guindaste), mecânica (devido algum problema da máquina) ou do terreno (pela inconformidade do solo, que teria tombado o aparelho).

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