Por que, depois de 18 anos de intensas
negociações, o governo, enfim, optou pela compra dos caças Gripen,
descartando os concorrentes americano e francês. Em entrevista exclusiva
à ISTOÉ, o comandante da Aeronáutica diz que o preço vai baixar
Claudio Dantas Sequeira
FIM DA NOVELA
Os aviões suecos, fabricados pela Saab, venceram a concorrência com
o francês Rafale, da Dassault, e o americano F/A-18, da Boeing
Foram 18 anos de uma guerra envolvendo os
maiores lobbies da indústria aeronáutica. Ao longo de quatro mandatos
presidenciais, a compra do caça de combate, que será usado pela Força
Aérea Brasileira nas próximas três décadas, mobilizou interesses
políticos e empresariais dos mais diversos. Na quarta-feira 18, a
presidenta Dilma Rousseff pôs fim à novela e autorizou a divulgação do
resultado final da concorrência, antecipado por ISTOÉ com exclusividade
em seu site (www.istoe.com.br). Contrariando as especulações em torno
dos caças americano F-18 Super Hornet e francês Rafale, sagrou-se
vencedor o sueco Gripen NG. A decisão já estava delineada na cabeça de
Dilma desde o início do mês e foi comunicada ao comandante da FAB,
Juniti Saito, pela manhã. “Vocês levaram!”, disse ela durante almoço no
Clube Naval. O anúncio oficial foi feito em coletiva de imprensa
convocada à tarde pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, com a presença
de Saito. Os fabricantes foram informados pelo próprio Amorim, minutos
antes do evento. Para um processo que foi tantas vezes adiado, parecia
improvável que Dilma tomasse uma decisão ainda neste mês. Como 2014 é
ano eleitoral, já se falava no cancelamento definitivo do programa
apelidado de F-X2. Justamente pelo timing eleitoral foi que Saito
alertou Amorim em novembro sobre o risco de não haver clima para uma
decisão e apelou para a habilidade diplomática do ex-chanceler. A
presidenta foi sensível aos apelos de Amorim. Analisou o relatório
sintético da short-list com a classificação de cada um dos concorrentes.
Entusiasmou-se com a proposta da Saab: um monomotor de alto desempenho
combinando tecnologia de ponta e baixo custo. E isso num pacote com
condições de financiamento a longuíssimo prazo e ampla transferência de
tecnologia. Sem dúvida a equação perfeita para um país que se projeta no
cenário internacional como potência emergente, mas carece de recursos e
ainda atravessa uma crise econômica renitente.
MARTELO BATIDO
A decisão foi comunicada ao comandante da FAB,
Juniti Saito, na manhã da quarta-feira 18: “Vocês levaram!”
No início deste mês, Dilma pediu a Amorim um novo relatório,
resumido, detalhando os critérios que levaram a Comissão Coordenadora do
Programa Aeronave de Combate (Copac) a indicar o Gripen como a opção de
melhor custo-benefício. No resumo, o comando da FAB ressaltava ainda
que o valor estimado de US$ 4,5 bilhões pelo pacote de 36 aeronaves
poderia cair até 25%, com a nacionalização de 80% da estrutura do jato –
segundo oferta da própria Saab. Também pesou o prazo de financiamento
de 15 anos, com início de pagamento após a entrega do último lote de
aeronaves. Dilma também foi informada de que a fabricante sueca já
entregou os projetos de fuselagem do Gripen à Akaer, empresa parceira
da Embraer sediada em São José dos Campos (SP). Mais importante, porém,
foi saber que a Saab está investindo US$ 50 milhões num centro de
pesquisas aeronáuticas em São Bernardo do Campo, negócio articulado pelo
prefeito petista Luiz Marinho com aval do ex-presidente Lula. O tema
foi abordado por Dilma com Marinho e o próprio Lula na visita que fez a
São Bernardo, na sexta-feira 13.
No mesmo dia, Dilma encontrou-se com o presidente da França, François
Hollande, que fez o último apelo pelo caça Rafale. Em vão.
Diferentemente do antecessor Nicolas Sarkozy, o novo mandatário francês
não tem a mesma sintonia com o governo petista. Em 2009, o então
presidente protagonizou uma gafe ao anunciar a escolha do Rafale durante
visita de Sarkozy. A FAB alertou que o processo de escolha não havia
sido concluído e Lula foi obrigado a voltar atrás e “engavetar” o caso. A
troca de comando no Palácio Eliseu e na equipe de negociação, além do
constrangimento latente, acabou esfriando a relação com a fabricante
Dassault. Seus concorrentes, porém, aproveitaram o lapso para fazer o
“dever de casa”. A Boeing entrou pesado, firmou parcerias com a Embraer e
assinou compromisso de desenvolver um novo caça tático de instrução.
Interessada em ajudar a fabricante brasileira, Dilma insinuou escolher o
F-18. Nos corredores do Ministério da Defesa e da FAB, era dado como
certo o anúncio do acordo durante a visita de Estado que ela iria fazer a
Washington em outubro, coincidindo com o Dia do Aviador. Mas o
escândalo de espionagem da NSA tensionou o clima bilateral, a viagem foi
cancelada e a compra dos Super Hornet tornou-se inviável. Insistir com
os EUA poderia ser explorado por adversários durante a campanha
eleitoral como um sinal de subserviência. Dilma capitulou.
A escolha dos suecos tornou-se agora uma conveniência política que
vai ao encontro da opção feita pela Copac, no relatório original de
2010. Na ocasião, o Gripen não tinha a simpatia nem de Lula nem do
ministro da Defesa Nelson Jobim, que chegou a elaborar uma versão
“política” indicando o Rafale como a melhor opção. Nessa guerra de
versões, o resultado da avaliação técnica da Copac vazou para a
imprensa, o que provocou novo embaraço e uma caça às bruxas dentro da
FAB. Embora não se tenha encontrado o “vazador”, os adversários da Saab
passaram a questionar a opção “técnica” da Aeronáutica. É que, para
emplacar o Gripen, a fabricante sueca contratou um poderoso lobby de
oficiais, como o brigadeiro reformado Fernando Cima, ex-coordenador da
Copac na primeira edição do F-X, e o engenheiro Anastácio Katsanos, que
foi vice-presidente militar da Embraer. Cima é até hoje recebido na FAB
com a reverência que sua patente impõe e direito à continência de
membros da própria comissão de licitação. Ambos sempre rejeitaram
qualquer favoritismo no processo.
A cooptação de oficiais da FAB por empresas
do setor aeronáutico é vista pelo mercado como um movimento natural.
Seja como for, trata-se de uma brecha muito bem explorada. Quem vai
produzir a aviônica (tecnologia eletrônica do avião) do Gripen, por
exemplo, é a AEL Sistemas. Subsidiária da israelense Elbit, a companhia
sediada em Porto Alegre detém os mais importantes contratos de
modernização de aeronaves da FAB e já foi denunciada por ISTOÉ por
empregar em cargos estratégicos filhos de brigadeiros ligados ao Alto
Comando.
Fotos: Adriano Machado; Jose Cruz /Agencia Brasil;
foto: Michael Buholzer/REUTERS; Alan Marques/Folhapress
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