SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

PT articula, de novo, para barrar cassação de Genoino

Vice-presidente da Câmara, deputado André Vargas (PT-PR) pedirá novo prazo de noventa dias para que caso de mensaleiro seja analisado

Marcela Mattos, de Brasília
José Genoino a caminho da Polícia Federal, em São Paulo
Bancada do PT anuncia nova manobra para adiar cassação de José Genoino (Renato Ribeiro Silva/Futura Press)
A bancada do PT na Câmara já articula para forçar um novo adiamento da abertura do processo de cassação do mandato do deputado licenciado José Genoino (PT-SP) nesta terça-feira. A manobra será capitaneada pelo vice-presidente da Casa, André Vargas (PT-PR), que apresentará um pedido à Mesa Diretora para postergar a discussão do caso por noventa dias.
O argumento dos petistas é que a Mesa deve aguardar o prazo definido pela junta médica que examinou Genoino para tomar a decisão sobre o início do processo de cassação. Apesar de concluir que Genoino não apresenta “cardiopatia grave” e descartar a aposentadoria por invalidez imediata, os médicos estipularam prazo de três meses para reavaliar o estado de saúde dele.
Vargas também invocou o parecer da Procuradoria-Geral da República divulgado nesta segunda-feira. Na contramão do laudo elaborado por cinco cardiologistas da Universidade de Brasília, a pedido do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral, Rodrigo Janot, defendeu que o mensaleiro deve ficar em casa por mais três meses. “Entendo que qualquer pessoa que não esteja em condição de se defender não deve ter nenhum procedimento instaurado contra ela”, alegou o petista.
O vice-presidente da Câmara foi quem emplacou a primeira manobra para adiar o início do processo de perda de mandato do mensaleiro: há doze dias, ele pediu vista do caso durante reunião da cúpula da Casa. Desde então, Vargas tem comandado as articulações para tentar convencer os demais integrantes da Mesa Diretora a retardar o andamento do processo contra Genoino. Em conversas individuais, alega que o mensaleiro, que sofre de problemas cardíacos, não pode ser submetido a uma situação de estresse. "O Genoino não disputará as eleições e nem pretende ocupar novamente a cadeira dessa casa. Essa cassação seria inócua por si só. Seria só para dar uma satisfação ao mensalão."
O irmão de Genoino e líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães, elevou o tom: "Se aparecer algum carrasco querendo cassá-lo de maneira precipitada, a Câmara reagirá. Se isso acontecer, nós vamos responder à altura".
A reunião da cúpula da Mesa para decidir sobre a abertura do processo de cassação de Genoino está agendada para esta terça-feira, após dois adiamentos. O PT trabalha para garantir a aposentadoria do mensaleiro por invalidez antes que a ação de perda do mandato tenha andamento. A aposentadoria garante ao petista o direito ao salário integral e vitalício de deputado – atualmente no valor de 26 700 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário