SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 13 de abril de 2014

Genoino faz avaliação que será usada para STF definir regime de prisão

Supremo decidirá se Genoino volta para cadeia ou se permanece em casa.
Câmara negou pedido de aposentadoria por invalidez a ex-deputado.

Felipe Néri Do G1, em Brasília
O ex-presidente do PT José Genoino ao chegar para avaliação no Instituto de Cardiologia neste sábado (Foto: Dida Sampaio / Agência Estado)O ex-presidente do PT José Genoino ao chegar
para avaliação no Instituto de Cardiologia neste
sábado (Foto: Dida Sampaio / Agência Estado)
O ex-deputado José Genoino (PT-SP), condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do mensalão, passou por avaliação médica neste sábado (12) no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF). O resultado da avaliação será usado para que o Supremo decida se ele deverá permanecer em regime de prisão domiciliar ou se volta para a prisão.
A expectativa é de que o resultado seja enviado ao Supremo nesta segunda-feira (14). Depois disso, o presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, deverá encaminhar o laudo médico para que a Procuradoria Geral da República opine. Só então será tomada uma decisão.
Ex-presidente do PT, Genoino foi preso em novembro do ano passado, e passou a cumprir pena provisória em casa depois de passar mal na prisão, no Complexo da Papuda. Ele sofre de problemas cardiológicos e cumpre pena de 4 anos e 8 meses por corrupção ativa.
A avaliação deste sábado foi feita por uma junta médica da Universidade de Brasília (UnB), instituída por ordem de Barbosa. Genoino permaneceu no hospital cerca de uma hora e meia, mas não há detalhes sobre quanto tempo durou a avaliação.

A ex-assessora de imprensa e amiga de Genoino, Débora Cruz, acompanhou o ex-parlamentar na ida ao hospital e afirmou que o resultado do laudo da junta médica, formada por cinco profissionais, não foi informado para a família dele. Segundo Débora, foram feitos vários exames clínicos, incluindo um eletrocardiograma. O advogado e um cardiologosta particular também estiveram no hospital no momento dos exames.

O STF analisa pedido do ex-parlamentar para cumprir definitivamente a pena em casa. No pedido, a defesa de Genoino alegou ao Supremo que ele correrá "risco de morte" caso retorne à prisão. O documento encaminhado à Justiça também aponta síndrome depressiva enfrentada pelo petista.
Esse é o segundo laudo médico feito pela junta da UnB. Em novembro de 2013, também por determinação de Barbosa, os especialistas afirmaram que a cardiopatia de Genoino "não se caracteriza como grave" e que não havia necessidade de tratamento domiciliar permanente.
No entanto, parecer da Procuradoria Geral da República apontou "graves problemas" e  "delicada condição de saúde". O PGR sugeriu a prisão domiciliar provisória e realização de novos exames em 90 dias. Por conta disso, Barbosa determinou a nova avaliação.
Com base no parecer da PGR, Barbosa havia determinado que ele passe por nova avaliação.
José Genoino ao chegar para avaliação no Instituto de Cardiologia neste sábado (Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)José Genoino ao chegar para avaliação no Instituto de Cardiologia neste sábado (Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil)
Ex-deputado José Genoino ao deixar hospital de Brasília após avaliação (Foto: Felipe Néri / G1)Ex-deputado José Genoino ao deixar hospital de Brasília após avaliação (Foto: Felipe Néri / G1)
Aposentadoria negada
No último dia 4, uma junta médica da Câmara negou a solicitação de aposentadoria integral do ex-parlamentar. De acordo com o laudo conclusivo dos médicos da Câmara, o ex-deputado "não apresenta, no momento, a entidade médico-pericial 'Cardiopatia Grave' que resulte em incapacidade laborativa definitiva (invalidez)".
O resultado da avaliação feita pela Câmara não tem relação direta com o regime de prisão de Genoino, mas Joaquim Barbosa também se baseará nos resultados para decidir sobre se o ex-deputado pode ou não permanecer em casa.
Depois da rejeição da aposentadoria, o advogado de Genoino Luiz Fernando Pacheco informou estar mais preocupado com a decisão do STF sobre a prisão domiciliar do que com a aposentadoria definitiva.
"Nós, na verdade, não estamos muito preocupados com a situação dele perante a Câmara dos Deputados. A nossa grande preocupação é garantir a prisão domiciliar definitiva, por questão humanitária. A cardiopatia é de risco, e diante do sistema penitenciário fica complicado", declarou Pacheco.
Se tivesse a aposentadoria concedida, Genoino receberia salário integral de deputado, que atualmente é de R$ 26,7 mil. Apesar de ter renunciado ao mandato, ele recebe hoje remuneração de R$ 20 mil porque já possui uma aposentadoria proporcional por tempo de serviço pelo Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário