SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Justiça quebra sigilo bancário da Petrobras e de ex-diretor

MP apura denúncias de desvio de recursos na construção da Refinaria Abreu e Lima

AE
PAULO-ROBERTO-COSTA-0006.jpg
A Justiça Federal do Paraná quebrou os sigilos bancários da Petrobras e do ex-diretor de Refino e Abastecimento, Paulo Roberto Costa, para apurar denúncias de desvio de recursos na construção da Refinaria Abreu e Lima (Rnest). A decisão do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, foi dada na tarde desta quinta-feira e atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que apura o caso.
A quebra de sigilo abrange os contratos e transações bancárias ligadas a empreiteiras e fornecedoras responsáveis pelas obras da refinaria de Abreu e Lima (Rnest). O objetivo é identificar o caminho percorrido por recursos que teriam sido desviados pelo esquema envolvendo o ex-diretor Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef.
 
A decisão também atinge familiares de Paulo Roberto Costa que também são considerados réus em processo sobre destruição de provas. O advogado do ex-diretor, Fernando Fernandes, confirmou o pedido e disse não temer a quebra do sigilo bancário do cliente. Segundo ele, o juiz responsável pelo caso não tem competência para o julgamento.
 
"Ele sai pedindo a quebra de sigilo de todo mundo, como se fosse o processo da sua vida. Não temo a quebra de sigilo. Mas quando nosso pedido de habeas corpus sobre a incompetência do juiz para dirigir este caso chegar ao Superior Tribunal de Justiça, o processo sai da mão dele e vai para um juiz isento", afirmou o advogado.
 
Paulo Roberto Costa foi preso em março na Operação Lava Jato da Polícia Federal e está preso no Paraná. Ele é acusado de participar de um esquema de desvio e lavagem de recursos da ordem de R$ 10 bilhões. Ele também é acusado de favorecer contratos fraudulentos nas obras da refinaria Abreu e Lima (Rnest).

Nenhum comentário:

Postar um comentário