SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 17 de junho de 2014

Devido às chuvas, governo de SC decreta situação de emergência

Documento reconhece 41 municípios listados e vale por 180 dias.
Números oficiais apontam que 406 mil pessoas foram afetadas.

Do G1 SC
Os registros de chuva forte há pouco mais de 10 dias em Santa Catarina fizeram o governo do estado decretar situação de emergência. O documento reconhece 41 municípios listados pela Defesa Civil estadual e vale por 180 dias. Publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (16), o decreto foi assinado pelo governador Raimundo Colombo na última sexta (13).
Foram 30 decretos de situação de emergência e dois de calamidade pública (Foto: Defesa Civil/Divulgação)São 37 decretos de situação de emergência nas
esferas municipais e dois de calamidade pública
(Foto: Defesa Civil/Divulgação)
O prazo de validade do decreto prevê a entrega de documentos de municípios que ainda estão com situação de enchente. Segundo a Defesa Civil, o relatório mais recente consta 37 decretos de situação de emergência nas esferas municipais e dois em estado de calamidade pública.
As áreas que registraram maior número de problemas devido às chuvas ficam no Norte catarinense e no Vale do Itajaí. O município de Corupá, no Norte, registrou o maior volume de precipitação (462 milímetros em 96 horas, segundo a Epagri/Ciram).
De acordo com a legislação federal, é necessário que os prejuízos em prédios públicos alcancem um percentual da receita líquida do município para que os decretos sejam homologados pelo Ministério da Integração Nacional e os municípios passem a receber aporte financeiro da União. Até esta segunda (16), 16 alcançaram o índice, de acordo com o governo.
Os números oficiais apontam que 406 mil pessoas foram afetadas com as chuvas. São mais de 7,5 mil desabrigados e mais de 52,8 mil desalojados. A Defesa Civil contabilizou 28 feridos e duas mortes, em Guaramirim e Mafra. O órgão destinou quase 48 mil itens de assistência humanitária - entre galões de água e cestas básicas - desde que iniciaram as solicitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário