SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 7 de junho de 2014

Última fase do binário na Aldeota é implantada

Avenidas Dom Luís e Santos Dumont passam pelas últimas alterações e começam a atuar em sentido único

d
A Avenida Dom Luís segue somente o fluxo Papicu - Centro, enquanto a Avenida Santos Dumont passa a operar somente no sentido Centro -Papicu
Será liberado hoje o túnel da Av. Santos Dumont sob a Via Expressa. Equipamento faz parte da última etapa de implantação do binário
fotos: Kid Júnior
dd O Município se prepara para iniciar licitação para alterar a Praça Portugal. A obra deverá começar no mês de setembro
FOTO: NATINHO RODRIGUES
aa A implantação da sexta e última etapa do binário entre as avenidas Dom Luís e Santos Dumont será concluída hoje. A inauguração da primeira intervenção concluída pelo Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito (Paitt), realizado pela Prefeitura de Fortaleza, contará com a presença do prefeito Roberto Cláudio, às 8h da manhã. Ele fará uma visita ao longo do trecho, partindo do cruzamento da Rua Tibúrcio Cavalcante com Avenida Santos Dumont.
A última etapa do binário corresponde à mudança de fluxo nas duas avenidas, no trecho entre a Rua Cel. Jucá à Avenida dos Jangadeiros. Além disso, a Rua Vilebaldo Aguiar terá sentido invertido, para garantir o acesso à Avenida Dom Luís pela Avenida dos Jangadeiros.
A partir de agora, a Avenida Dom Luís segue somente o fluxo Papicu - Centro, enquanto a Avenida Santos Dumont passa a operar somente no sentido Centro -Papicu, desembocando no novo túnel. Cada via opera com três faixas para veículos, uma faixa preferencial para ônibus e uma ciclofaixa, garantindo mais segurança aos ciclistas.
Semáforos
A instalação completa do binário inclui ainda implantação de novos semáforos na Avenida Santos Dumont, nos cruzamentos com a Avenida dos Jangadeiros e com a Rua Frederico Borges, além do cruzamento entre a Avenida dos Jangadeiros e a Rua Professor Sila Ribeiro. Os equipamentos permitem a realização de conversões com mais segurança e serão sincronizados para criarem o efeito de "onda verde", ou seja, a abertura dos semáforos em sequência.
O transporte coletivo também vai sofrer ainda mais alterações com a implantação do binário. No total, 25 linhas foram modificadas. A principal alteração é que na Avenida Dom Luís as linhas passam a circular somente no sentido Centro e na Avenida Santos Dumont, apenas no sentido praia.
Por conta das alterações, algumas linhas deixarão de passar na Rua Coronel Jucá, acarretando na desativação de uma parada nessa via. A Avenida Júlio de Abreu também terá um ponto de ônibus desativado. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), garante que 36 agentes operacionais estarão à disposição nas paradas desativadas, para sanar dúvidas dos usuários de transporte coletivo.
Devido à conclusão das obras do túnel na Avenida Santos Dumont e o fim dos desvios no local, onze linhas de ônibus retornarão aos itinerários originais. São elas Messejana/Papicu/Manibura (19), Parangaba/Oliveira Paiva/Papicu (41), Siqueira/Papicu/Washington Soares (50), Grande Circular I (51), Messejana/Papicu/Washington Soares (53), Corujão Grande Circular I (55), Parangaba/Papicu/Aeroporto (66), Expresso Messejana/Papicu (93), Lagoa Redonda/Papicu (627), Edson Queiroz/Papicu (806) e Papicu/Cj. Alvorada (820).
Prefeito recorrerá de decisão judicial
Os trabalhos de requalificação da Praça Portugal, que cederá lugar a um cruzamento e quatro áreas de convivência, ao que parece, vão mesmo ser colocados em prática. Com a aprovação do projeto pela Câmara Municipal, a gestão municipal se prepara, agora, para recorrer da decisão da 10ª Vara da Fazenda Pública, proibindo o Município a realizar qualquer intervenção no local. A readequação da praça faz parte do Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza (Paitt), que inclui a implantação do binário nas avenidas Dom Luís e Santos Dumont.
A decisão liminar do juiz Demétrio Saker Neto foi expedida em caráter de urgência, em resposta à solicitação do Ministério Público do Ceará, que havia impetrado uma ação civil pública em defesa do patrimônio histórico e cultural do Estado. O documento proíbe alterações no equipamento antes do julgamento definitivo da ação e prevê multa no valor de R$ 10 mil caso a decisão seja descumprida.
O MP havia recomendado o tombamento da Praça pelo Município de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor). O pedido, no entanto, foi rejeitado. Por meio de nota, a Secultfor explicou que o tombamento é um instrumento jurídico de proteção ao patrimônio cultural material que tem o seu devido valor reconhecido pelo Poder Público, ao passo que a Praça Portugal seria constituída de bens imateriais.
Em entrevista à TV DN, na última quinta, o prefeito Roberto Claudio informou que se prepara para iniciar o processo licitatório. Apesar das ações judiciais, o gestor informou que o prazo para começar os trabalhos não foi alterado e continua previsto para 15 de setembro.
Ação
As mudanças na Praça Portugal estão inseridas no projeto de implantação do binário das avenidas Dom Luís e Santos Dumont. A ação inclui faixa preferencial para coletivos, ciclofaixas, iluminação, readequação da circulação das vias secundárias, sincronização de semáforos, regularização de estacionamentos e requalificação de passeios.
As ações do Paitt, apresentadas pelo Município à população em março, preveem melhorias no trânsito em áreas consideradas críticas da Capital, com prazos de implantação até dezembro. Entre elas, estão ações na avenida Osório de Paiva e no Centro de Messejana.
Ranniery Melo
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário