SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 1 de junho de 2014

Veja como recuperar o dinheiro da conta cancelada

Em 2012, a Caixa encerrou quase 500 mil contas de seus clientes por falta de movimentação ou inconsistência de dados
Foto: Alex Pimentel
Image-0-Artigo-1625991-1 Quem teve a conta corrente ou poupança encerrada pela Caixa Econômica Federal deve recuperar a conta ou resgatar seu dinheiro. A orientação é da Proteste, entidade de defesa dos direitos do consumidor. Em 2012, a Caixa encerrou quase 500 mil contas de seus clientes por falta de movimentação ou inconsistência de dados, no caso, irregularidades no CPF.
O entendimento da Proteste é que o banco não respeitou o direito à informação, previsto no Código de Defesa do Consumido. Para a entidade, antes do cancelamento, a Caixa deveria ter enviado a informação por SMS ou cartas aos clientes prejudicados.
Lucro de R$ 420 milhões
O fato ocorreu há mais de dois anos, mas só ganhou destaque no último mês de março, quando foi constatado pela Controladoria Geral União. Com o cancelamento das contas, o banco lançou como lucro R$ 420 milhões de saldo parado nessas contas.
A Proteste orienta quem teve a conta extinta, ou possui um parente ou conhecido que tenha dinheiro bloqueado, que entre em contato com a Caixa e exija o reembolso dos valores retidos indevidamente. A Central de Atendimento do banco funciona no 0800-726-0101.
Como ir atrás
Caso tenha o número da conta corrente ou poupança, o cliente deve ir à sua agência com o número da caderneta e o RG e pedir o saldo. Se houver recursos, o consumidor poderá sacar o dinheiro ou pedir a reativação da conta. Caso não disponha dos números de agência e conta, o interessado deve dirigir-se a qualquer agência da Caixa Econômica, munido de carteira de identidade ou de um documento de identificação com foto, e pedir que localize sua conta. Com essas informações, poderá ir à sua agência e fazer o saque ou a reativação da conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário