SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 15 de junho de 2014

Tempo instável marca domingo em grande parte de Santa Catarina

Níveis dos rios estão diminuindo nas Bacias do Rio Itajaí e do Rio Canoas, mas poderão ter pequena elevação se ocorrer a chuva prevista, entre 20 e 30 mm

Tempo instável marca domingo em grande parte de Santa Catarina Guto Kuerten/Agencia RBS
Na Capital, domingo será de períodos de chuva fraca e nebulosidade variável Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
O domingo amanhece com chuva fraca nas cidades localizadas entre o Planalto e o Litoral, e na parte da tarde e noite essa condição também será percebida no Oeste e Meio Oeste, com pancadas isoladas de chuva, de acordo com a Epagri/Ciram.

Ao longo do dia, há uma variação de nebulosidade, com períodos de chuva fraca e possibilidade de chuva mais persistente no Planalto Norte. Os volumes esperados para o Estado ficam em torno de 10 e 30 mm, mas no Vale do Itajaí e Planalto Norte esses valores podem ser maiores, o que requer atenção.

Os níveis dos rios estão diminuindo nas Bacias do Rio Itajaí e do Rio Canoas, mas poderão ter pequena elevação se ocorrer a chuva prevista, entre 20 e 30 mm.

Nas últimas horas, segundo a Epagri/Ciram, a chuva ocorreu de maneira mal distribuída pelas regiões catarinenses, com destaque para o município de Vitor Meireles, no Vale do Itajaí, onde choveu 40 mm em poucas horas na madrugada do domingo. A maioria das regiões do Planalto ao Litoral registrou valores entre 10 e 25 mm nas últimas 24 horas.

Defesa Civil acompanha nível dos rios
De acordo com a Defesa Civil, os níveis dos rios no Planalto Norte estão em cotas de emergência. A maioria deles está baixando lentamente e em alguns locais continuam subindo mesmo com o fim das chuvas no domingo.

Apesar de o volume de chuva ter diminuído no Estado, o rio Iguaçu, que faz divisa entre Santa Catarina e Paraná ainda verte muita água nos rios catarinenses. Com isso, o órgão monitora com atenção o volume dos rios no Planalto Norte, principalmente nas cidades de Mafra e Rio Negrinho. Segundo a Defesa Civil, podem demorar 20 dias até que o nível dos rios se normalize.

Foto: Epagri/Ciram / Reprodução

Mapa da chuva prevista, em milímetros, para hoje pelo modelo ETA, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Segundo a Polícia rodoviária Federal, dois trechos da BR-280 estão interditados. O primeiro, em Corupá, no km 93, devido a um desmoronamento de pista, sem previsão de liberação. O segundo, em Canoinhas, no km 269, devido a alagamento, com passagem autorizada apenas para caminhões.  

Os ventos fortes registrados nos municípios do Oeste catarinense na madrugada do sábado não voltam a atingir as cidades neste domingo. A previsão é de que o dia seja marcado por vento sudeste, com intensidade fraca a moderada, com variações de nordeste do Oeste ao Planalto.

Na segunda-feira o tempo começa a se estabilizar, mas ainda terá períodos de chuva fraca. Nevoeiros ao amanhecer e sol entre muitas nuvens ao longo do dia, devido a atuação de uma massa de ar seco no sul do país. As temperaturas aumentarão no decorrer do dia.

Confira as temperaturas esperadas para sua região neste domingo:
Litoral NorteMáxima: 21°C
Mínima: 17°C

Planalto NorteMáxima: 19°C
Mínima: 12°C

Grande Florianópolis LitorâneaMáxima: 21°C
Mínima: 17°C

Grande Florianópolis SerranaMáxima: 19°C
Mínima: 13°C

Vale do ItajaíMáxima: 20°C
Mínima: 12°C

Litoral SulMáxima: 20°C
Mínima: 9°C

Planalto SulMáxima: 17°C
Mínima: 8°C

Meio OesteMáxima: 19°C
Mínima: 11°C

OesteMáxima: 23°C
Mínima: 15°C

Extremo OesteMáxima: 24°C
Mínima: 16°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário