SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Copa 2014 leva governo federal a criar estrutura especial de segurança

Preocupado com a integridade do grande número de chefes de estado, turistas e delegações estrangeiras que circularão no Brasil a partir do próximo ano, até a Copa do Mundo de 2014, o governo federal decidiu montar uma superestrutura para coordenar a segurança de megaeventos.

As ações, que incluem monitoramentos de inteligência, uso de alta tecnologia e vigilância antiterrorismo, serão coordenadas pela Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, criada nesta terça-feira (2) no âmbito do Ministério da Justiça, por decreto publicado no Diário Oficial da União.

O primeiro desafio da nova secretaria será garantir a segurança de mais de cem chefes de estado que já confirmaram presença na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), a se realizar no Rio de Janeiro em junho de 2012. Uma das presenças aguardadas é a do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A seguir, estará sob sua responsabilidade a Copa das Confederações, em 2013 e, por fim, o grande teste: a Copa do Mundo.

A função da secretaria será planejar e coordenar as ações de segurança para esses e outros eventos que a presidência da república vier a determinar. Dependendo do sucesso, a segurança da Olimpíada de 2016 também poderá usar a experiência e estrutura que serão montadas até a Copa. A secretaria conta com quatro diretorias: de operações, de inteligência, de logística e de projetos especiais.

A constatação do governo é de que os sistemas tradicionais de policiamento do país, tanto o federal como o dos estados, mal dão conta das demandas normais de segurança pública, além de padecerem de graves deficiências de articulação. O país corria o risco real de passar vexame por não estar preparado para o tamanho do desafio.

A principal estratégia da nova estrutura é buscar integração entre os órgãos federais, estaduais e municipais para garantir a segurança de tanta gente. "Todas as ações visam à modernização das ações", resumiu o delegado federal José Botelho, designado como titular da secretaria. Ele disse que o governo vai investir fortemente na capacitação das forças de segurança, por meio da aquisição de equipamentos e o uso de tecnologias, além da realização de cursos para todos os profissionais que atuarão nos eventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário