SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dilma quer monitorar ministérios em tempo real

Em reunião nesta segunda-feira, presidente pediu que ministros criem ferramenta online em até seis meses

Luciana Marques
Presidenta Dilma Rousseff durante coletiva de imprensa no Hotel Waldorf, em Nova York

Dilma Rousseff prometeu cobrar mais eficiência no desenvolvimento de programas federais (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República/Divulgação)

Depois de ter a imagem de seu governo marcada por escândalos de corrupção em diversos ministérios, a presidente Dilma Rousseff decidiu anunciar uma medida que, na melhor das hipóteses, é ingênua. E na pior, puro marketing. Para cobrar resultados e mais eficiência no desenvolvimento de programas federais em 2012, a presidente pediu a cada ministro que crie uma ferramenta de monitoramento online de todos os programas do Executivo. O pedido foi feito nesta segunda-feira, na primeira reunião ministerial do ano. Com isso, ela pretende checar o andamento dos projetos em tempo real e pedir correções, em caso de falhas.

Pelos planos da presidente, deverão ser monitorados, por exemplo, convênios com prefeituras e organizações não-governamentais (ONGs). Irregularidades em contratos com esse tipo de entidade foram motivo da queda de alguns dos sete ministros afastados em 2001, como Orlando Silva, que comandava a pasta do Esporte. O que a presidente não explicou é como vai fazer o monitoramento de milhares de contratos desse tipo firmados todos os anos pelo governo.

De acordo com a presidente, a nova classe média exige melhorias no serviço público. “O monitoramento das ações do governo é parte de um projeto revolucionário, progressista e absolutamente indispensável para a verdadeira reforma do estado”, afirmou Dilma. “Não através da demissão de servidores ou da perda de direitos previdenciários, mas através da gestão de um estado mais profissional e meritocrático”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário