SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Bombeiros retiram corpo de mais uma vítima de desabamento em BH

Segunda vítima é um rapaz que estava nas ferragens de carro.
Viaduto em obras caiu sobre Avenida Pedro I, na Pampulha, na quinta (3).

Do G1, em São Paulo
Equipes trabalham no local do desabamento em Belo Horizonte no começo da noite desta quinta-feira (3) (Foto: Clayton de Souza/Estadão Conteúdo)Equipes trabalharam no local do desabamento em Belo Horizonte durante toda a madrugada desta sexta-feira (4) (Foto: Clayton de Souza/Estadão Conteúdo)
Equipes de resgate encontraram durante a madrugada desta sexta-feira (4) o corpo da segunda vítima do desabamento de um viaduto na Avenida Pedro I, próximo à Lagoa do Nado, região da Pampulha, em Belo Horizonte, ocorrido na tarde de quinta-feira (3). Um homem de 25 anos, identificado como Charlys Frederico M. do Nascimento, estava nas ferragens de um carro esmagado pela estrutura. Mais dois caminhões – sem ocupantes – e um micro-ônibus foram atingidos.
A primeira vítima localizada pelo resgate foi a motorista do coletivo, Hanna Cristina dos Santos, de 24 anos. Outras 22 pessoas ficaram feridas no acidente, cujas causas ainda são desconhecidas.

O tenente-coronel informou que agora será feito o trabalho de perícia pela Polícia Civil, por técnicos da Coordenadora Municipal de Defesa Civil (Comdec) e pelo Corpo de Bombeiros. Após a liberação, do viaduto deve ser demolido, com a retirada do concreto em blocos. Os caminhões esmagados pela estrutura serão removidos depois disso.
O tenente-coronel Edgard Estevo, que comanda os bombeiros no local, considera que o trabalho da corporação terminou com a retirada do segundo corpo. De acordo com a capitão Jordana, os bombeiros não têm informações que indiquem a existência de mais vítimas sob o viaduto que ruiu.
O trabalho de resgate se concentrou no uso de macacos hidráulicos para escoramento do viaduto e também em maquinário para escavação do solo na parte traseira do veículo.
Mapa do local da queda do viaduto em Belo Horizonte (Foto: Arte/G1)
Desabamento
O viaduto, que saía da Rua Olímpio Mourão e passava sobre a Avenida Pedro I, estava em construção e, segundo a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, seria inaugurado este mês. O acidente aconteceu na região onde está o estádio Mineirão, que vai receber uma partida da semifinal da Copa do Mundo na próxima terça-feira (8). A avenida também é uma das vias de acesso ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, esteve no local do desabamento e disse que ainda é prematuro apurar responsabilidades. "Não sabemos se é falha de projeto ou de construção", afirmou o chefe do Executivo municipal, que afirmou ainda que a administração está empenhada em prestar assistência às vítimas. O prefeito decretou luto oficial de três dias na cidade.

Um segundo viaduto está sendo construído ao lado do que desabou. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma vistoria verificou que a estrutura desse elevado foi abalada com a queda do primeiro. Por essa razão, partes do segundo viaduto foram escoradas para evitar novos desabamentos.
Em nota, a Construtora Cowan, responsável pela obra, lamentou o acidente e afirmou que vai oferecer apoio às vítimas. "A Cowan lamenta profundamente o ocorrido com o viaduto sobre a Avenida Pedro I. Neste momento, a prioridade é o apoio às vitimas e aos familiares. A empresa informa que já enviou ao local a equipe técnica para iniciar as investigações."
A obra faz parte da meta 2 do Plano de Mobilidade do BRT, que seria usado durante o Mundial. Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa), a construção tem verba federal, mas era executada pela Prefeitura de Belo Horizonte. O valor dessa etapa do projeto é de R$ 460 milhões e, até agora, já foram executados R$ 445 milhões.
Vítimas e testemunhas
A motorista de ônibus Hanna Cristina tinha uma filha de 5 anos que estava dentro do veículo na hora do acidente (Veja no vídeo ao lado o momento do resgate).
O ex-marido da vítima, Ederson Elisiano, esteve no Hospital Risoleta Neves para ver a filha. Ele contou que a criança faz aniversário na próxima semana. "Eu não sei como vou fazer, pois ela é muito apegada à mãe", disse. A menina não se feriu com gravidade.
  •  
Viaduto desaba na Avenida Pedro I (Foto: reprodução GloboNews)Viaduto desabou na Avenida Pedro I, matando motorista de ônibus e homem (Foto: Reprodução/GloboNews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário