SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Chuva afeta cerca de 9,6 mil pessoas em 88 cidades do RS, diz Defesa Civil

Boletim nesta quarta-feira aponta 3.094 desabrigados e 6.580 desalojados.
Número de municípios atingidos segue o mesmo em relação a terça-feira.

Do G1 RS
Chuva no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)Chuva causou transtornos no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)
Os transtornos provocados pela chuva já atingem cerca de 9,6 mil pessoas no Rio Grande do Sul, conforme boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (2) pela Defesa Civil estadual. São 3.094 desabrigados, em ginásios, albergues e outros espaços do poder público, e 6.580 desalojados, que foram para casas de parentes, amigos e vizinhos.
O número de pessoas que tiveram de deixar as residências aumentou em relação aos cerca de 8,6 mil que haviam sido informados na tarde de terça-feira. Ainda são 88 cidades atingidas, sendo que 34 declararam situação de emergência e uma, Iraí, na Região Norte, de calamidade pública.
As regiões mais afetadas do Estado são a Norte, Nordeste e Fronteira Oeste. Municípios onde choveu pouco também estão sendo afetadas pelas cheias dos rios, com a descida das águas. Em São Borja, o leito do Rio Uruguai atingiu 16,5 metros durante a tarde desta terça-feira (1), apesar do volume baixo de chuva na cidade. De acordo com a Defesa Civil da região, o nível do rio sobe de 4 a 5 centímetros por hora.
A previsão é de tempo seco na maior parte do estado nesta quarta. Somente à noite deve voltar a chover no estado, principalmente na Fronteira Oeste. Até domingo, deve chover em várias regiões. O volume pode chegar a 100 milímetros no Oeste e na Campanha, 50 no Centro, 30 no Litoral Norte e Região Metropolitana e 15 no Norte e Noroeste.
Voluntários e equipes da Defesa Civil trabalham arrecadando doações. São cerca de 300 pontos de coleta em todo o estado. Eles ficam em prefeituras, órgãos públicos e regionais da Defesa Civil. Os donativos começam a chegar de várias regiões do estado. Para informações sobre os pontos de arrecadação, o telefone é o (51) 3288-6781.

Nenhum comentário:

Postar um comentário