SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Avião desaparecido na Amazônia com 11 tripulantes é encontrado, diz FAB

A Força Aérea Brasileira(FAB) informou nesta sexta-feira (30) que índios fizeram um comunicado à Funai dizendo ter encontrado o avião modelo C-98 Caravan que havia desaparecido com 11 pessoas a bordo na última quinta-feira (29). A FAB não confirma o número de sobreviventes, mas a Funasa anunciou que nove pessoas foram encontradas com vida.
A aeronave teria sido encontrada na floresta Amazônica, próxima ao rio Ituí, afluente do Rio Javari.
Uma operação de resgate, com a ajuda dos índios, foi iniciada de imediato, segundo o secretário de Planejamento do município de Atalaia do Norte (AM), João Bosco Lopes. Na localidade onde o avião foi encontrado, a única presença humana é das comunidades indígenas.
Aeronáutica emite comunicado
"Existem relatos de sobreviventes", diz a nota divulgada pelo Comando da Aeronáutica informando que foi encontrado nesta manhã o avião desaparecido na Amazônia. De acordo com o comunicado, integrantes da tribo Matis informaram à Fundação Nacional do Índio (Funai) que encontraram a aeronave na selva. A informação oficial não menciona o número de sobreviventes.
"Segundo as informações, a aeronave encontra-se em meio à Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari", informou a Aeronáutica.
Avião desapareceu na Amazônia
O avião Cessna C-98 Caravan da FAB desapareceu na região da Amazônia, na manhã desta quinta-feira (29). A aeronave partiu de Cruzeiro do Sul, no Acre, com destino a Tabatinga, no sudoeste do Amazonas. A FAB confirmou que foi emitido um sinal de emergência 58 minutos depois da decolagem. As 11 pessoas a bordo - quatro tripulantes e sete passageiros - participavam de uma missão de vacinação do Ministério da Saúde.
As buscas prosseguiram durante toda esta madrugada e manhã, com a ajuda de um helicóptero HM-3 Cougar do Exército e uma aeronave R-99 da FAB equipados com sensor para varredura térmica.
A Aeronáutica divulgou o nome da tripulação que estava no avião. Confira:
Carlos Wagner Ottone Veiga (primeiro-tenente)
José Ananias da Silva Pereira (segundo-tenente)
Marcelo dos Santos Dias (suboficial)
Edmar Simões Lourenço (primeiro-sargento)
Diana Rodrigues Soares
João de Abreu Filho
Marcelo Nápoles de Melo
Maria das Dores Silva Carvalho
Maria das Graças Rodrigues Nobre
Marina de Almeida Lima
Jositéia Vanessa de Almeida (enfermeira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário