SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Brasil tem nove casos confirmados de gripe suína e 14 suspeitos


O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que o Brasil tem 13 casos suspeitos de gripe suína --influenza A (H1N1)--, número inferior aos 14 divulgados ontem. A quantidade de casos confirmados agora é de nove.
Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (5), Rio de Janeiro (4), Paraná (2), Rondônia (1) e Distrito Federal (1).
O ministério informou ainda que monitora outros 13 casos em oito Estados, e descartou a gripe suína em 293 casos.O novo caso confirmado é do Estado de São Paulo e foi identificado hoje, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. O paciente é um homem de 39 anos, que esteve em Nova York entre os dias 13 e 19 de maio. Ele apresentou os primeiros sintomas no dia do desembarque no Brasil. Ele foi atendido ontem (20) no Hospital Israelita Albert Einstein, onde foi colhido o material para análise pelo Instituto Adolfo Lutz. O paciente está em isolamento domiciliar e passa bem.
Mundo
A OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou ontem novo balanço da gripe suína no mundo, com 10.243 casos da doença em 41 países. O balanço aponta ainda 80 mortes pelo vírus.
A suspeita de contágio provocou o fechamento de mais quatro escolas nos Estados Unidos, desta vez três na cidade de Boston, no norte do país, e uma em Phoenix, no sul. A análise das amostras foram analisadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) durante a autópsia feita no bebê Jonathan Zamora, de 16 meses.
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário