SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 28 de maio de 2009

SP tem três novos casos de gripe suína; número chega a 14 no Brasil


A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou na noite desta quinta-feira mais três novos casos confirmados de gripe suína --influenza A (H1N1)-- no Estado. Com isso, sobe para seis o número de casos confirmados no Estado e para 14 o total de contaminados no Brasil, informou o Ministério da Saúde.
Mais cedo, o Ministério da Saúde havia confirmado mais um caso da doença em Santa Catarina, elevando para dois o número de casos no Estado. Segundo a secretaria, dois pacientes são homens de 20 e 29 anos, e a terceira pessoa é uma adolescente de 16. Os três retornaram dos Estados Unidos nos últimos dias com sintomas da doença e, até esta quinta-feira, continuavam internados em uma área de isolamento no Estado com sintomas da doença.
O paciente de Santa Catarina também retornou na última semana de uma viagem aos Estados Unidos e continua internado.
Segundo o Ministério da Saúde, todos os pacientes estão sendo submetidos a tratamentos e passam bem. Ontem, o governo havia confirmado outro novo caso, desta vez, de um paciente do Rio, que também viajou aos Estados Unidos.
Ao todo, o país tem 14 casos confirmados da doença, informou o Ministério da Saúde. Os casos foram registrados nos Estados do Rio de Janeiro (4), São Paulo (6), Santa Catarina (2), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1).
Segundo o Ministério da Saúde, todas as pessoas que tiveram contato com os pacientes contaminados pela gripe estão sendo monitorados.
Além dos 14 casos confirmados da doença, há no Brasil 20 casos suspeitos em nove Estados. Os casos estão sendo analisados. Outros 19 casos estão em monitoramento (pessoas que apresentaram os sintomas, mas cujos casos não são considerados suspeitos), e até 322 foram descartados.
O Ministério da Saúde afirmou ainda que não acredita na possibilidade de transmissão do vírus de pessoa para pessoa no país, 'uma vez que, até o momento, foram detectados somente dois casos de transmissão autóctone (dentro do território nacional), ambos com vínculo epidemiológico com o caso índice procedente do México', afirmou o órgão, em nota.
Mundo
Segundo o mais recente balanço da OMS (Organização Mundial de Saúde), divulgado nesta quinta-feira, há 13.398 casos de gripe suína em 48 países. A doença, denominada oficialmente gripe A (H1N1), deixou ainda 95 mortos --a maioria no México.
Como nos balanços anteriores, os Estados Unidos é o país mais atingido pelo novo vírus. São 6.764 casos confirmados em laboratório, incluindo dez mortes.
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário