SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ministério da Saúde confirma décimo caso de gripe suína no Brasil


O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta quarta-feira o décimo caso de gripe suína ---influenza A (H1N1)-- no Brasil.
O novo caso é de um paciente do Rio, que viajou aos Estados Unidos no dia 14 de maio e retornou ao Brasil no dia 21 deste mês com sintomas da doença. Ele procurou um centro médico no último domingo (24) e, segundo o governo, está em tratamento e passa bem. Este é o quarto caso da doença no Estado do Rio. Outros Estados que confirmaram a doença são: São Paulo (3), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1).
Segundo o Ministério da Saúde, todas as pessoas quer tiveram contato com os pacientes contaminados pela gripe estão sendo monitorados.
Além dos dez casos confirmados da doença, há no Brasil 16 casos suspeitos em oito Estados. Os casos estão sendo analisados. Outros 19 casos estão em monitoramento (pessoas que apresentaram os sintomas, mas cujos casos não são considerados suspeitos), e até 315 foram descartados.
O Ministério da Saúde afirmou ainda que não acredita na possibilidade de transmissão do vírus de pessoa para pessoa no país, "uma vez que, até o momento, foram detectados somente dois casos de transmissão autóctone (dentro do território nacional), ambos com vínculo epidemiológico com o caso índice procedente do México", afirmou o órgão, em nota.
Mundo
O mais recente balanço da OMS (Organização Mundial de Saúde) afirma que há 13.398 casos de gripe suína em 48 países. A doença, denominada oficialmente gripe A (H1N1), deixou ainda 95 mortos --a maioria no México.
Como nos balanços anteriores, os Estados Unidos é o país mais atingido pelo novo vírus. São 6.764 casos confirmados em laboratório, incluindo dez mortes.O México, considerado epicentro da doença, tem 4.541 casos da gripe suína e o maior saldo de vítimas: 83 no total.
Em terceiro lugar vem o Canadá, com 921 casos da doença e uma vítima --uma mulher da Província de Alberta.
A outra vítima do vírus A (H1N1) foi registrada na América Central, mais precisamente na Costa Rica, que acumula 33 casos da doença.
O Japão também registrou aumento no número de casos, passando de 350 para 360 pacientes infectados com o vírus.
A organização, que mantém o nível cinco de alerta, uma pandemia iminente, registra ainda casos da doença na Espanha (138), Reino Unido (137), Chile (86), Panamá (76), Austrália (39), Equador (28), Peru (27), China (22), Itália (23), Coreia do Sul (21), Argentina (19), Kuait (18), Alemanha (17), França (16), Colômbia (16), El Salvador (11), Nova Zelândia (10), Brasil (9), Israel (9), Bélgica (7), Guatemala (5), Cuba (4), Noruega (4), Suíça (3), Suécia (3), Polônia (3), Holanda (3), Finlândia (2), Filipinas (2), Rússia (2), Tailândia (2), Turquia (2), Malásia (2), Áustria (1), Dinamarca (1), Índia (1), Irlanda (1), Portugal (1), Honduras (1), Cingapura (1), Bahrein (1) e Grécia (1).
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário