SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 26 de abril de 2010

MAIS 59 MIL VAGAS NA CARREIRA -EXÉRCITO

Os próximos 20 anos vão mudar totalmente a configuração do Exército Brasileiro. Aos 210 mil homens e mulheres que hoje formam a tropa, outros 59 mil vão se juntar, sendo 8 mil nos próximos quatro anos. Ou seja, quem sonha com a carreira pode desde já intensificar os estudos porque vai aumentar o aproveitamento do número de candidatos aprovados em concurso para graduação e o oficialato. Mas os interessados que moram no Rio devem desde já se preparar para deixar o estado. Essas próximas duas décadas serão marcadas por investimentos bilionários (na casa dos R$ 150 bi) na Força Terrestre, que deixará a presença marcante no litoral e na mesma proporção aumentará seu braço forte no Centro-Oeste e na Região Amazônica.
Esse movimento, que já vem sendo percebido nos últimos anos, se intensificará nos próximos, a começar pelo segundo semestre deste ano. Abordado pela Coluna sobre a transferência da Brigada Paraquedista do Rio para o Centro Oeste, o comando do Exército emitiu nota destacando que, após o lançamento da Estratégia Nacional de Defesa (END) em dezembro de 2008, apresentou ao Ministério da Defesa um "planejamento de Articulação e Equipamento da Força, segundo condicionantes e as diretrizes" estabelecidas pelo programa de Defesa. "As ações de planejamento decorrentes foram consolidadas em um conjunto denominado Estratégia Braço Forte, na qual está contido o Plano de Articulação", explica a nota, que prossegue: " Um dos programas do Plano de Articulação é o Sentinela da Pátria, que inclui, basicamente, projetos relativos à transferência, transformação e implantação de Unidades Militares". É dentre estes projetos, que está prevista a transferência da Brigada Paraquedista para a Região Centro-Oeste.

SELVA! SELVA!
Outro programa do Plano de Articulação é o Amazônia Protegida, quer vai requerer mais militares treinados em batalhas na selva. Eles vão atuar em unidades já existentes, que receberão reforço de pessoal e armas. E também nos 28 pelotões de fronteira que serão criados. Esses serão unidades com poucos homens (na casa dos 50).

APREENSÃO NO RIO
Ao todo serão mais 22 mil militares do Exército na Amazônia, parte transferida do litoral. No Rio, esse movimento tem gerado apreensão. É que faltam residências em boas condições, os chamados Próprios Nacionais Residenciais, nas unidades de fronteira. E não se vê movimentação para construção de novos e reforma dos já existentes.

BRIGADA NOVA NO RIO
Amigos da coluna dizem, no entanto, que a apreensão será respondida com investimentos também em logística para abrigo de familiares nas próprias unidades ou em cidades próximas de locais remotos onde os militares atuarão. Destacam ainda que no Rio, a despeito da transferência, será criada uma brigada de infantaria leve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário