SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 11 de abril de 2010

Poloneses ocupam centro de Varsóvia após trágico acidente

VARSÓVIA (AFP) - Milhares de pessoas se concentravam na noite deste sábado diante do Palácio Presidencial de Varsóvia, para homenagear as vítimas do acidente aéreo que matou o presidente Lech Kaczynski.A avenida diante do Palácio, as ruas próximas e a enorme praça Pilsudski foram ocupadas por milhares de pessoas, muitos portando círios para lembrar as vítimas do acidente deste sábado, na Rússia.
Jerzy Grabowski, 55 anos, acompanhado da mulher, acendeu uma vela diante do Palácio Presidencial e outra no local onde o Papa João Paulo II celebrou sua grande missa na praça, durante sua primeira peregrinação à Polônia, em 1979.
Lech Kaczynski morreu quando o avião em que viajava com outras 95 pessoas, entre elas sua esposa e os principais comandantes das Forças Armadas, um Tupolev-154, caiu perto de Smolensk, no oeste da Rússia.
Entre as vítimas estão, também, o presidente do Banco Central polonês, Slawomir Skrzypek, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, Franciszek Gagor, assim como os principais comandantes do Exército polonês.
O avião teria se chocado com árvores, incendiando em seguida, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores polonês, Piotr Paszkowski.
Todos se dirigiam a Katyn, perto de Smolensk, para assistir a um ato em homenagem a oficiais poloneses executados há 70 anos pela polícia de Stalin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário