SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Preso suspeito de matar capitães

Dois capitães do Exército, de 29 e 32 anos, foram assassinados na saída de uma festa, realizada em uma casa noturna no Bairro Aeroporto, Cidade Alta, na madrugada de ontem. Eleonardo Sabadini dos Santos, 29 anos, nascido em Resende, cidade do interior fluminense, e Daniel Azevedo Borges de Lima, 32 anos, natural de São Paulo, morreram no meio da Rua Engenheiro Waldir Pedro Monachesi. De acordo com exame de necropsia do Instituto Médico Legal (IML), Eleonardo foi morto com 14 tiros, distribuídos por todo o corpo - um deles transfixou o cérebro, provocando a lesão fatal. Já Daniel teria sido alvejado oito vezes, sendo que uma das balas atravessou o coração. No entanto, no início da noite, a Polícia Civil não confirmou o total de disparos e informou apenas que a vítima que levou menos tiros foi morta com três disparos, no braço, na cabeça e no peito. O Samu chegou a ser acionado para prestar socorro, mas, quando chegou ao local, os oficiais já estavam sem vida.
Menos de 12 horas após o duplo homicídio, as polícias Civil e Militar já haviam prendido um dos três suspeitos, 38 anos, encontrado em casa, em um condomínio na região Nordeste. O homem deve ser apresentado hoje. Segundo o titular da 2ª Delegacia Distrital, delegado Francisco Corrêa Rezende, ele não esboçou reação e negou ter participado do crime. “O GTO Tóxicos (Grupo Tático Operacional, da Polícia Civil) recebeu a informação de quem seria e onde estaria um dos suspeitos. Fomos até a residência dele, por volta de 13h, e o encontramos.” Com o homem estava um dos veículos usados na fuga, um Fiat Strada prata. Outro veículo que teria dado cobertura, uma Mercedes Classe A prata, ainda não foi localizado. Os outros dois homens que teriam participado do crime já foram identificados, mas estão foragidos. Segundo a polícia, um deles é um traficante conhecido. Na casa de outro, a PM ainda apreendeu um tablete de maconha, mas o suspeito não foi encontrado. Durante toda a tarde e noite de ontem, cerca de dez testemunhas foram ouvidas no 1º Distrito da Polícia Civil, em São Mateus. A maioria reconheceu o suspeito preso, além de identificar também a fotografia dos outros dois foragidos.
A principal hipótese divulgada até agora é de que os crimes tenham sido motivados por ciúmes. Informações levantadas junto a testemunhas que estavam na cena do crime apontam que um dos militares demonstrou interesse pela jovem que acompanhava um dos suspeitos. A abordagem teria motivado uma briga entre os envolvidos ainda no interior da boate, mas segundo o titular da 2ª DD, delegado Eurico da Cunha Neto, a discussão no interior do estabelecimento “não foi tão calorosa”. A polícia ainda não sabe se todos os suspeitos efetuaram disparos, nem quantas armas foram utilizadas no crime, mas uma delas seria uma pistola 380mm, que possivelmente foi recarregada durante a ação, baseado no número de disparos que atingiram as vítimas, demonstrando a destreza do atirador.

Vítimas ainda tentaram pedir ajuda
Os capitães do Exército foram surpreendidos quando deixavam uma festa promovida pela casa noturna por volta das 3h de ontem. Conforme as informações da PM, eles dirigiam-se a uma barraca de cachorro-quente, onde pretendiam lanchar, quando foram atingidos pelos disparos. Daniel ainda tentou se salvar, correndo de volta à boate, mas caiu antes de conseguir. Mesmo gravemente ferido, Eleonardo ainda conseguiu andar por cerca de 30 metros, até cair próximo a um jipe, junto à portaria de outra boate, que não estava em funcionamento. Segundo a PM, houve tumulto no momento dos disparos e, logo em seguida, dois automóveis foram vistos deixando o local em alta velocidade. Testemunhas conseguiram anotar a placa de um dos veículos.
Durante toda a tarde de ontem, homens da 2ª DD, do GTO Tóxicos e da 99ª Companhia da PM, com apoio do helicóptero da PM, se mobilizaram em busca dos assassinos. Poucas horas após o crime, um inquérito já havia sido instaurado. Peritos criminais recolheram diversos cartuchos deflagrados e alguns projéteis, além de uma corrente de prata, mencionada no boletim de ocorrência como sendo de um dos autores. A casa de shows onde foi realizado o evento também foi vistoriada. Na boate vizinha, os policiais examinaram imagens captadas pelo circuito interno de TV. “As imagens estavam muito escuras. Vamos armazená-las e tentar analisar”, declarou o delegado Francisco Corrêa Rezende. Os responsáveis pela boate foram procurados pela Tribuna, mas não quiseram se pronunciar sobre o fato.
Segundo o assessor de comunicação da 4ª Brigada, Major Carlos Henrique da Mota Couto, os militares eram lotados no Rio de Janeiro e estavam na cidade com o objetivo de participar de um treinamento prático, que se encerraria no final desta semana. Depois disso, passariam por uma nova etapa, em São João Del Rei. Ele informou, ainda, que os oficiais eram solteiros e que o caso será investigado apenas na esfera criminal, uma vez que eles estavam em horário de folga e, portanto, não cometeram nenhuma infração em relação à conduta militar. Conforme o major, o duplo homicídio foi comunicado à Escola de Aperfeiçoamento de Oficias, onde estavam lotados, que ficaria responsável por informar as famílias sobre a tragédia. A liberação dos corpos do Instituto Médico Legal, após a necropsia, também ficaria a cargo do comando na capital fluminense. O cadáver de Eleandro foi trasladado para a cidade de Resende e o de Daniel, para Pouso Alegre, cidade do sul do Minas, onde serão sepultados.
De acordo com o comandante da 135ª Companhia da PM, capitão Márcio Duarte, todos os registros mais recentes de crimes contra a vida naquela região seriam decorrentes de desavenças relacionadas ao tráfico de drogas. Segundo o Copom, com os três casos registrados ontem, já são 21 os homicídios ocorridos em Juiz de Fora neste ano, um terço ocorridos na Região Sudeste. A assessora do 2º Batalhão da PM, capitão Kátia Moraes, informou que uma estratégia de ocupação mais incisiva será adotada, com maior presença de efetivo policial a pé e em viaturas. “Pedimos a compreensão da população, no intuito de entender que é necessário para a sua própria segurança. Também continuamos contando com denúncias anônimas, através do 181.”
Ainda na Região Sudeste, a Polícia Civil apreendeu ontem um adolescente, 16, suspeito de ser o autor de três tiros que atingiram as costas de um homem, 35, na noite de terça, na Rua Mário Rezende do Valle, no Retiro. A vítima foi encaminhada ao HPS, medicada e liberada. Com o adolescente foi encontrado o revólver 32 usado no crime. O suspeito foi levado para a delegacia, de onde foi encaminhado ao Centro Socieducativo, em Santa Lúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário