SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sindicato Nacional não aceita proposta e aeroviários entram em greve

Paralisação dos profissionais que atuam em terra atinge os aeroportos do Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza

Decisão atinge os aeroportos do Rio, como o Galeão (foto)

Decisão atinge os aeroportos do Rio, como o Galeão (foto) (Divulgação)

O Sindicato Nacional dos Aeroviários não aceitou nesta quinta-feira a proposta do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) – que representa as companhias aéreas – de reajuste salarial de 6,5%. Com a decisão, estes profissionais, que trabalham em terra, deram início a uma greve nos aeroportos de Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza.

No início da noite, os sindicatos, também de aeroviários, de Guarulhos e de Pernambuco tomaram a decisão oposta: decidiram acatar a proposta do sindicato patronal. Isto significa que estes trabalhadores não cruzarão os braços no maior aeroporto do país, nem nos aeroportos pernambucanos.

Horas antes, o Sindicato Nacional dos Aeronautas – que reúne pilotos, copilotos e comissários – havia divulgado que os sindicatos do Rio de Janeiro, Belém e Brasília também tinham aceitado a proposta das empresas.

O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) manteve a oferta de reajuste salarial de 6,17% – exceto piso salarial, vale refeição e cesta básica, que serão corrigidos em 10% – e criação de um piso para operador de equipamentos, no valor de mil reais.

Nos casos de greve, os trabalhadores terão de seguir a determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de manter as atividades de 80% das equipes durante os feriados de Natal e Ano Novo (dias 23, 24, 29, 30 e 31 de dezembro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário