Yolanda Fordelone
É possível verificar no site da Boa Vista se há alguma inadimplência em seu CPF
Foto: Thiago Teixeira
Especialistas no campo financeiro costumam
dizer que não é incorreto contrair dívidas ao longo da vida. O perigo
reside em assumir compromissos que se tornam impagáveis e acabam por
sujar o nome do consumidor. Mesmo em casos extremos, sempre há uma
solução. Além de se reeducar financeiramente (revendo o orçamento, os
gastos que podem ser cortados e os hábitos de consumo), o consumidor
pode limpar o nome com algumas dicas reunidas pelo Procon-SP e Serasa
Experian.
Vale lembrar que antes de qualquer medida o
consumidor pode verificar gratuitamente pela internet se o CPF está sujo
na praça. A Boa Vista, administradora do SCPC (Serviço Central de
Proteção ao Crédito), abriu esse serviço ao consumidor em seu site. Veja abaixo o procedimento para limpar o nome dos cadastros de inadimplentes.
1) Em casos de renegociação ou quitação da dívida, mantenha tudo documentado e providencie a regularização da situação perante os cadastros de inadimplentes.
2) Se houve a emissão de um cheque sem fundo,
é necessário procurar o credor, pagar a dívida e solicitar a ele a
devolução do cheque. Se o cheque tiver sido extraviado o credor deve
emitir uma carta de anuência, indica o Procon-SP.
3) Vá ao banco e apresente o cheque ou a
carta de anuência (com firma reconhecida e uma Certidão Negativa de
Protestos). Seu nome deve ser retirado do cadastro de emitentes de cheque sem fundos (CCF).
4) Em casos de título protestado em cartório,
antes de tudo é necessário ir ao ao cartório e solicitar uma certidão
para saber quem protestou o título. Após pagar o credor, peça uma
declaração que comprove a quitação e autorize o cancelamento do
protesto, vá ao cartório e providencie o cancelamento.
5) Se a dívida chegou a Serasa Experian, a instituição envia um comunicado ao consumidor. No site é
possível ter acesso às informações referentes ao débito e aos canais de
atendimento disponibilizados pelas empresas para negociar os atrasos de
pagamento. Segundo a Serasa, o código de acesso está disponível no
comunicado enviado ao consumidor e tem validade de 30 dias.
Caso a dívida não seja quitada nesse
período, as informações sobre essa pendência irão para o banco de dados e
poderão ser consultadas por bancos, financeiras, lojistas e outras
empresas que utilizam nossos serviços. Para limpar o nome, é preciso
procurar o credor para pagar a dívida. Após a quitação da dívida ou
pagamento da primeira parcela do acordo, o credor deverá enviar uma
notificação solicitando a exclusão do nome do cadastro de inadimplentes.
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