SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Em ato do PT, Dirceu pede defesa de condenados pelo mensalão

ANDREZA MATAIS
DE BRASÍLIA
O ex-ministro José Dirceu (PT) disse na noite desta terça-feira (5) que o mesmo apoio dado ao governo da presidente Dilma Rousseff deve ser dado à defesa dos condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no julgamento do mensalão.
"Não há como separar o apoio e a sustentação do governo da presidente Dilma com a luta pela reforma tributária ou para que a Justiça seja feita na Ação Penal 470 [do mensalão]."
Condenado a dez anos e dez meses de prisão pelo Supremo sob a acusação de chefiar o esquema do mensalão, ele participou de encontro do PT no Distrito Federal destinado à "defesa do legado do governo Lula", que reuniu cerca de 500 militantes.
"Neste momento, falar sobre a ação penal é a tarefa mais importante que temos. Por isso, o ex-presidente Lula vai iniciar dia 20 uma série de seminários", afirmou.
Segundo ele, isso é necessário porque "a direita, a oposição, começa a radicalizar a luta política" com vistas às eleições presidenciais de 2014.
"Temos o desafio político de vencer as eleições de 2014. Mas isso diz respeito a nós, ao PT e aos partidos que compõem a coalizão. Esse desafio depende do que nós estamos fazendo aqui. Nossos adversários fazem isso dia e noite. Tentando sabotar. Criando crises que podem vir a prejudicar o crescimento econômico."

Lula Marques/Folhapress
Ao lado do deputado federal Policarpo e do deputado distrital, Chico Vigilante (a dir.), José Dirceu conduz palestra sobre governo Lula, no auditório da Camara Legislativa do DF
Ao lado do deputado federal Policarpo e do deputado distrital, Chico Vigilante (a dir.), José Dirceu conduz palestra sobre governo Lula, no auditório da Camara Legislativa do DF
Dirceu voltou a dizer que o julgamento do mensalão foi político. "O julgamento às vésperas do segundo turno não tinha o objetivo de fazer justiça e sim uma tentativa de inviabilizar o nosso governo. Não se trata de uma ou outra liderança do PT. Não se trata da denúncia do chamado mensalão. Se trata da tentativa de colocar o PT no banco dos réus."
E acusou "eles" de não permitirem a reforma política para poder manter o caixa dois.
"Esses que gritam todos os dias 'pega ladrão' são os que não querem financiamento público de campanha, querem o caixa dois [...]. Criaram um mercado de compra e venda de partido", afirmou sobre a regra que permite que um novo partido tenha tempo de TV.
Dirceu também acusou a mídia de ser imparcial com o PT. Ao citar o número de candidatos ficha suja, afirmou: "Se fosse o contrário teria ficado 15 dias no Jornal Nacional que o PSDB ficou com 15% dos candidatos impedidos por ficha suja."
O PT admite ter feito caixa dois na primeira campanha de Lula. Para o STF, no entanto, o esquema de repasses a parlamentares configurou crimes como corrupção, peculato e lavagem de dinheiro.
Aos militantes, Dirceu citou números comparando os governos FHC com o de Lula, com vantagens para o petista na criação de emprego, renda, escolas técnicas. E afirmou: "Nunca se combateu tanto a corrupção no Brasil."
No encontro, a juventude do PT anunciou que ingressou na OEA (Organização dos Estados Americanos) com denúncia contra o STF, que teria violado os direitos humanos no julgamento do mensalão.
Dirceu foi ao evento mesmo com a morte da mãe de sua namorada ontem. A assessoria chegou a afirmar que ele faria um rápido pronunciamento por causa do ocorrido, mas Dirceu falou por mais de uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário