A informação consta de relatório de 232 páginas do balanço dos últimos quatro anos do programa. Uma apresentação do andamento das obras do PAC foi

Uma das obras com problemas é a do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, uma das capitais que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014. A construção de um novo terminal de passageiros com 160 mil metros quadrados, orçado em R$ 149 milhões, deve ser concluída em 14 de abril de 2013, dias antes do início da Copa das Confederações, evento preparatório para o Mundial.
Segundo o governo, a “morosidade” da empresa contratada para elaborar o projeto básico da obra é o principal fator responsável pelo atraso do empreendimento.Nos aeroportos de Vitória e Macapá, a situação é pior. A construção do terminal de passageiros e da pista do aeroporto da capital do Espírito Santo, calculada em R$ 300 milhões, está paralisada desde julho de 2008, devido a irregularidades na execução da obra, sob questionamento judicial. O governo prevê a conclusão para setembro de 2013.
O terminal de passageiros, sistema viário e pátio do aeroporto da capital do Amapá foi orçado em R$ 115 milhões, mas as obras também estão paralisadas devido a supostas irregularidades na execução. Depois de resolver as pendências judiciais, o governo pretende entregar a obra em julho de 2013.
Em estado de “atenção”, as obras no sistema de pista e pátio do aeroporto de Guarulhos (SP), orçadas em mais de R$ 280 milhões, têm previsão de serem concluídas em janeiro de 2012. O andamento dos trabalhos está parcialmente prejudicado em virtude da necessidade de realização de perícia, em razão de irregularidades nos contratos da obra.
A situação dos aeroportos só não é mais preocupante, segundo o levantamento do governo, porque obras importantes em aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Boa Vista e Fortaleza já foram concluídas.
Orçada em R$ 20 milhões, a recuperação da pista de pouso principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi entregue em setembro de 2007. Já o terminal de passageiros do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, custou R$ 88 milhões e foi concluído em novembro de 2007.
Em dezembro de 2008, o governo finalizou as obras do acesso viário ao aeroporto de Salvador, orçadas em R$ 29 milhões.
O terminal de passageiros com 7 mil metros quadrados em Boa Vista foi concluído em abril de 2009 e custou R$ 9 milhões. Por fim, o novo terminal de cargas e da torre de controle do aeroporto de Fortaleza custaram R$ 25 milhões e foram entregues em novembro de 2008.
Segundo o balanço do PAC, 15 ações em aeroportos estão em execução, outras 15 estão na fase de estudos e projetos ou em estágio preparatório e quatro ações estão em processo de licitação.
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