SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Decisão sobre caças caberá a Dilma

BRASÍLIA. Já confirmado no cargo, mas ainda não anunciado oficialmente, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, passou ontem quase três horas com a presidente eleita, Dilma Rousseff, tratando das principais pendências da área. Entre elas, a compra dos novos caças para a Aeronáutica, o reaparelhamento das Forças Armadas e a criação da Secretaria de Aviação Civil, que vai comandar a Infraero, tirando da Defesa a gestão dos aeroportos. Mas Dilma não pretende tomar decisão sobre os caças antes de tomar posse. Quer conhecer melhor os detalhes e decidir sem pressão.
Numa entrevista à TV Brasil ontem, o presidente Lula disse que poderia até assinar a compra dos aviões, mas achou melhor deixar a palavra final sobre o assunto para sua sucessora. O presidente deixou transparecer que a inclinação do governo é pelos caças Rafale, da francesa Dassault.
- É uma dívida muito grande, é uma dívida de longo prazo para o Brasil. Já tem um presidente eleito. Eu poderia assinar correndinho e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer - afirmou Lula, numa entrevista de duas horas ao telejornal Repórter Brasil.
O assunto que predominou na conversa de Dilma com Jobim foi a deficiência dos aeroportos e a retirada da aviação civil da alçada do Ministério da Defesa. Dilma vai criar a Secretaria Especial de Aviação Civil, ligada à Presidência da República. A medida facilitaria a privatização de terminais, como tem defendido Dilma. A preocupação é com a preparação dos aeroportos para a Copa do Mundo de 2014. A intenção de Dilma é deixar a Infraero sob o comando de um executivo de mercado que profissionalize a empresa.
O ministro da Defesa saiu sem dar entrevistas. Fontes do governo de transição disseram que os dois trataram também da situação do Rio.
A presidente eleita, que já se reuniu com o governador Sérgio Cabral, tem repetido que manterá todo o apoio necessário ao Rio no combate à criminalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário