SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 26 de dezembro de 2010

Mercosul: Cartilha dá dicas a aventureiros

Quem pensa em tentar a vida fora do Brasil, especialmente, na Argentina, Uruguai ou Paraguai tem agora a mão uma ajudinha. O Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Coordenação Geral de Imigração, lançou a cartilha “Como Trabalhar nos Países do Mercosul”.
O guia traz orientações importantes para morar, estudar e exercer atividades profissionais em um dos países do bloco. Entre elas, como tirar os documentos necessários para ser um imigrante, os principais direitos trabalhistas, a legislação vigente do país amigo, regras de saúde e segurança no trabalho, os benefícios da seguridade social, o direito de sindicalização ou onde fazer reclamações trabalhistas.
A cartilha também conta com alertas importantes, tais como as possibilidades de falsas promessas de emprego, os riscos de tráfico de pessoas e erradicação do trabalho infantil. O guia possui duas versões, uma em português e a outra em espanhol, e será distribuída pelos Ministérios do Trabalho dos quatro países que compõe o bloco.
O lançamento da cartilha ocorreu durante a X Cúpula Social do Mercosul, em Foz do Iguaçu, na última semana. A publicação foi elaborada com a participação de representantes da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
Para ter acesso às dicas e começar a fazer as malas, basta clicar AQUI e baixar o guia

Nenhum comentário:

Postar um comentário