SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Fifa divulga tabela oficial da Copa e Itaquerão terá 6 jogos

Após 57 versões, a tabela da Copa do Mundo de 2014 foi oficialmente divulgada no início da tarde desta quinta-feira pela Fifa, em evento na Suíça, e o estádio do Corinthians, em Itaquera, vai mesmo receber não só a abertura (em 12 de junho, uma quinta-feira, às 17h), como outros cinco jogos.

Será uma partida a menos que os recordistas Brasília e Maracanã, no Rio, que abrigará a decisão (em 13 de julho, um domingo, às 16h), repetindo o que houve no primeiro Mundial no país, em 1950. Naquela ocasião, a seleção perdeu para o Uruguai.

Divulgação
Ilustração produzida pelo Comitê Paulista da Copa mostra o estádio corintiano recebendo uma partida do Mundial de 2014

"Nada melhor do que começar em São Paulo, onde começou o futebol no Brasil", disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

Na primeira fase, o time de Mano Menezes atuará em São Paulo, Fortaleza (17 de junho, terça-feira) e Brasília (23 de junho, segunda-feira).

Se o Brasil for primeiro do seu grupo, jogará as oitavas em Belo Horizonte, no dia 28 de junho. Se for segundo, no dia 29, em Fortaleza.

Nas quartas, sendo o líder do grupo, voltará a Fortaleza (4 de julho, sexta-feira). Se passar como segundo do grupo, 5 de julho (sábado), em Salvador.

Na semifinal, na opção A, jogará em Belo Horizonte (8 de julho, terça-feira). Na opção B, em São Paulo (9 de julho, sábado).

A disputa do terceiro lugar acontecerá em Brasília.

Diferentemente do que ocorreu na África do Sul-2010, o dia da abertura terá uma partida única.

Após a largada, serão quatro horários de jogos por dia na etapa de classificação nos seguintes horários: 13h, 16h, 19h e 22h.

Os locais das outras partidas já foram marcados, mas não há os times conhecidos porque isso depende das eliminatórias pelo mundo, já que nenhuma vaga foi definida, a não ser do país-sede (confira a distribuição de duelos por cada cidade abaixo).

COPA DAS CONFEDERAÇÕES

A Fifa também publicou quais das 12 sedes estarão na Copa das Confederações de 15 a 30 de junho de 2013, evento considerado teste para o Mundial: Rio, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza.

Ainda há a possibilidade de a dupla nordestina Salvador e Recife entrar na lista, caso suas arenas fiquem prontas até lá.

"O objetivo é estender a seis cidades", disse o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.

A abertura será em Brasília e a final no Rio, com as semifinais em Belo Horizonte e Fortaleza.

Fábio Seixas -09.jul.2010/Folhapress
Entrada da sede da Fifa em Zurique, na Suíça
Entrada da sede da Fifa em Zurique, na Suíça

CLIMA

O esforço foi para conciliar pontos como clima, distâncias, infraestrutura, política e dinheiro.

Para se marcar os jogos, levou-se em conta principalmente as temperaturas no meio do ano. Locais quentes como Cuiabá e Manaus terão partidas mais tarde, e os mais frios, mais cedo, como Curitiba e Porto Alegre.

E ainda se evitaram grandes viagens de uma seleção. Mas haverá exceções, como a equipe que será designada para o número 4 do Grupo E. Esta seleção vai jogar no dia 20 de junho em Curitiba, onde os termômetros se aproximam do 0 grau nesta época do ano. Cinco dias depois, vai atuar em Manaus, a mais de 2 mil quilômetros de distância e seguramente com mais de 30 graus.

CONFIRA A DISTRIBUIÇÃO DE JOGOS POR CIDADE:

7 jogos: Rio e Brasília
6 jogos: Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo e Salvador
5 jogos: Recife e Porto Alegre
4 jogos: Natal, Cuiabá, Curitiba e Manaus


Alan Marques-27.jun.2011/Folhapress
Vista aérea das obras no estádio Mané Garrincha; arena deve receber jogo da seleção na Copa
Vista aérea das obras no estádio Mané Garrincha em Brasília, um dos palcos da seleção

Nenhum comentário:

Postar um comentário