SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Soldado Gilad Shalit já está em poder do Exército israelense, diz TV

Após mais de cinco anos em poder do Hamas, o soldado israelense Gilad Shalit foi transferido pelas autoridades egípcias à passagem fronteiriça de Kerem Shalom, controlado pelo Exército israelense e limítrofe com o território egípcio e a Faixa de Gaza, informou o Canal 10 da televisão israelense.

Por enquanto a informação não foi confirmada nem pelo Exército israelense nem por alguma outra fonte oficial.

Já a rádio pública israelense informou que Shalit ainda se encontra no lado egípcio da zona fronteiriça de Rafah, limítrofe com Gaza, onde a identidade do soldado israelense pôde ser verificada pelo mediador israelense nas negociações, David Meidán.


Reuters
Imagem do vídeo enviado pelo Hamas a Israel como prova de vida do soldado Shalit, em cativeiro desde 2006
Imagem do vídeo enviado pelo Hamas a Israel como prova de vida do soldado Shalit, em cativeiro desde 2006

Pouco antes, fontes palestinas em Rafah haviam confirmado que Shalit tinha sido entregue pelas autoridades do Hamas a representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em território egípcio.

Segundo os termos do acordo alcançado na semana passada, Israel entregaria um pequeno grupo de presos palestinos como condição para a transferência de Shalit ao Egito e, antes de sua mudança a território israelense, os ônibus deveriam chegar a seu destino em Gaza e na Cisjordânia.

A emissora de televisão Al-Aqsa, do grupo islamita Hamas, informou que representantes do CICV já comprovaram que as identidades da lista de presos libertados por Israel são as pactuadas.

Enquanto isso, os familiares de Shalit aguardam na base aérea de Tel Nof a chegada do soldado. No local haverá uma pequena cerimônia que terá a participação do primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, e do ministro da Defesa, Ehud Barak.


Baz Ratner/Reuters
Familiares se dirigem à base aérea de Tel Nof (Israel) para encontrar o soldado Gilad Shalit, libertado após 5 anos de cativeiro
Familiares se dirigem à base aérea de Tel Nof para encontrar Gilad Shalit, libertado após 5 anos de cativeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário