SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Marcha contra corrupção reúne manifestantes pela 2ª vez em Brasília

Manifestantes foram à Esplanada dos Ministérios com vassouras.
Segundo Polícia Militar, caminhada reuniu cerca de 7.000 pessoas.

Naiara Leão Do G1, em Brasília

Manifestantes realizaram na manhã desta quarta-feira (12), pela segunda vez em Brasília, ato contra a corrupção. Com faixas, bandeiras do Brasil e caras pintadas, caminharam do Museu da República até o Palácio do Planalto com pedidos que vão desde a aplicação da Lei da Ficha Limpa nas eleições do ano que vem até a realização de concurso público.

A marcha, que teve sua primeira edição em 7 de setembro, reuniu cerca de 7.000 pessoas, segundo informações da Polícia Militar. No feriado do Dia da Independência, a PM contabilizou 40 mil manifestantes.

Jovens usaram novamente vassouras que haviam sido fincadas em frente ao Congresso para protestar. (Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/AE)Jovens usaram novamente vassouras que haviam sido fincadas em frente ao Congresso para protestar. (Foto: Mario Ângelo/Sigmapress/AE)

Embora o foco da marcha desta vez tenha sido o voto secreto e a aplicação da Lei da Ficha Limpa, os manifestantes levaram faixas com reivindicações como o aumento de salário para militares e a realização de concursos públicos.

A pedagoga Ivone Luzardo, presidente da União Nacional das Esposas de Militares, carregava uma faixa pedindo aumento salarial. "Se não tivesse tanta corrupção, a gente estaria melhor no orçamento", afirmou.

O publicitário Timóteo da Cunha levava uma faixa com versículos bíblicos com amigos da igreja. "Queremos pregar remissão e arrependimento dos políticos", disse. "A gente acredita na restauração da Igreja, que teve um papel político no passado, mas não está tendo esse papel hoje", afirmou o bancário Paulo Rezende.

Muitos manifestantes carregavam faixas de temas relacionados ao Judiciário. Alguns, pediam agilidade em processos judiciais. Outros, se manifestavam a favor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na ação que pode limitar os poderes do órgão e será julgada pelo Supremo Tribunal Federal.

Marcha (Foto: Naiara Leão/ G1)Manifestantes levaram faixas relacionadas ao Judiciário na Marcha contra a Corrupção (Foto: Naiara Leão/ G1)

"A ministra Eliana Calmon fez um discurso de combate a juízes corruptos e foi tolhida. Nós declaramos nosso apoio a ela", disse o servidor público Rodrigo Bessoni.

Durante a concentração, um manifestante que carregava uma faixa com os dizeres "apoio a Eliana" chegou a ser vaiado por outros manifestantes. A organização do evento, que se declara apartidário, incitou a vaia por achar que a mensagem se referia à deputada distrital Eliana Pedrosa. Diante da explicação do manifestante de que o apoio era à ministra Eliana Calmon, a organização pediu desculpas.

O artesão Antônio Macedo também foi à marcha com o carro decorado por peças que ele mesmo produz. Ele planejava um ato contra a corrupção em Santo Antônio do Descoberto (GO), no Entorno do DF, mas quando soube da marcha decidiu mudar o trajeto.

"Esse carro tem a sentinela, as velas do velório, o sepultamento da corrupção", explicou Macedo. "Não sou comunista, não sou subversivo, não sou revolucionário. Só sou envergonhado", afirmou.

"Esse carro tem a sentinela, as velas do velório, o sepultamento da corrupção", diz artesão Antônio Macedo. (Foto: Naiara Leão/ G1)"Esse carro tem a sentinela, as velas do velório, o sepultamento da corrupção", diz artesão Antônio Macedo. (Foto: Naiara Leão/ G1)

O empresário mineiro André Luiz de Santos que veio de Ponte Nova (MG) e se amarrou a uma cruz em frente ao Congresso na terça (11) também esteve na marcha. "O meu porotesto é pela paz e um país corrupto não dorme em paz nunca", afirmou.

Marcha (Foto: Naiara Leão/ G1)Empresário que se amarrou em frente ao Congresso participa de Marcha preso a uma cruz e funcionário públicos pedem relização de mais concursos (Foto: Naiara Leão/ G1)

Alguns pais levaram os filhos para comemorar o Dia das Crianças na Marcha. A farmacêutica Patrícia Teixeira estava com a filha Júlia, 8 anos. As duas usavam a mesma roupa e acessórios para fazer "uma faxina contra a corrupção": avental, escova, luvas e vassouras. "Acho importante conscientizar. Se a gente não colocar esse princípio na cabeça delas, não vai adiantar", disse.

A caminhada, cujo início estava previsto para as 10h, se encerrou em torno de 12h30, em frente ao Palácio do Planalto, onde os manifestantes cantaram o hino nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário