SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

CBF não aceita acordo e Brasileirão terminará na Justiça Comum

    Torcedores da Portuguesa choram após a confirmação do rebaixamento da equipe no STJD
Torcedores da Portuguesa choram após a confirmação do rebaixamento da equipe no STJD - Armando Paiva/Fotoarena
O promotor de Justiça do Consumidor Roberto Senise reuniu-se nesta segunda-feira com representantes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para propor um acordo que manteria as posições da classificação final do último Campeonato Brasileiro, o que rebaixaria o Fluminense à Série B e manteria a Portuguesa na primeira divisão. A CBF, porém, recusou o acerto e o Ministério Público (MP) deve entrar com ação civil pública na Justiça Comum.
A proposta era a última via amigável para resolver o caso entre Portuguesa e CBF, que ainda tem o Fluminense como parte interessada. Tudo porque a Portuguesa escalou o meio-campista Héverton, que não poderia atuar na última rodada do Brasileirão por estar suspenso, mas ainda assim entrou em campo contra o Grêmio.
O MP entende que o Estatuto do Torcedor deve ser respeitado neste caso por ser lei federal, e não o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que foi utilizado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para condenar a Portuguesa, que foi punida com a perda de quatro pontos e assim cairia para a Série B - o Flamengo também recebeu a mesma punição mas não sofreu mudança na classificação.
Assim, o MP defende o artigo 35 do estatuto, que determina que as decisões tomadas pelos órgãos de Justiça Desportiva devem ser divulgadas de forma parecida às sentenças dos tribunais federais.
(Com agência Gazeta Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário