SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Defesas Civis de cidades do Sul de SC realizam limpeza após chuvas

Em Criciúma, 100 pessoas continuavam desabrigadas até este sábado.
Havia 150 desalojados e 40 desabrigados em Içara, segundo prefeitura.

Do G1 SC
Sábado (15) foi de limpeza nas ruas de Criciúma (Foto: Lucas Sabino/Divulgação)Sábado (15) foi de limpeza nas ruas de Criciúma (Foto: Lucas Sabino/Divulgação)
O sábado (15) foi de limpeza para as prefeituras e Defesas Civis dos municípios do Sul de Santa Catarina mais atingidos pelas fortes chuvas que ocorreram na quinta (13) e sexta (14). De acordo com as prefeituras dessas cidades, até o início da noite deste sábado, havia 100 pessoas desabrigadas e 500 desalojadas em Criciúma. O número era de 40 desabrigados e 150 desalojados em Içara.
Chuva prejudicou ruas de Criciúma (Foto: Lucas Sabino/Divulgação)Chuva prejudicou ruas de Criciúma
(Foto: Lucas Sabino/Divulgação)
Seis municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência no final da tarde de sexta (14) devido aos estragos causados pela forte chuva ocorrida após a onda de calor que atingiu o estado. Assinaram o documento as Prefeituras de Araranguá, Braço do Norte, Içara, Morro da Fumaça, Passo de Torres e Sombrio, todas no Sul catarinense.
Criciúma foi a cidade mais atingida, segundo a Defesa Civil estadual. A manhã começou com sol no município, segundo a prefeitura. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil trabalhavam nas ruas para auxiliar as aproximadamente 2000 famílias atingidas, de acordo com os cálculos da Defesa Civil.
Conforme o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, André de Luca, o cálculo financeiro dos prejuízos deve ser finalizado na segunda-feira (17). Neste sábado (15), representantes da prefeitura estiveram em diversos pontos do município para analisar os estragos e produzir o relatório que será enviado à Defesa Civil estadual solicitando verbas para a recuperação.
Em Araranguá, 18 pessoas ainda estavam em
abrigos neste sábado (15)
(Foto: Prefeitura de Araranguá/Divulgação)
Em Araranguá, 18 pessoas ainda estavam em abrigos neste sábado (15) (Foto: Prefeitura de Araranguá/Divulgação) Em Içara, a prefeitura fez avaliações para dar início aos trabalhos de reparação das estradas, pontes, limpeza de vias e a continuidade nos atendimentos as vítimas das inundações. O maior dano foi registrado nas vias públicas. A chuva danificou as pavimentações de lajotas e asfalto, formou crateras, destruiu bueiros e comprometeu pontes. Muros de residências vieram a baixo, casas e prédios públicos apresentaram rachaduras e a parte elétrica foi danificada.
Na manhã deste domingo (16), a Defesa Civil do município deve receber o caminhão da entidade estadual. Após a chegada desse veículo, haverá distribuição de kits de assistência humanitária, que inclui colchão, alimentação, cobertor, material de limpeza e higiene pessoal às famílias atingidas.
A Defesa Civil de Araranguá informou que também houve sol na cidade neste sábado (15). Até as 16h, havia 18 famílias no abrigo montado não vila São José, no centro comunitário, totalizando 65 pessoas que tiveram que deixar as casas no Bairro Barrancos.
O G1 tentou contato com as Defesas Civis de Braço do Norte, Morro da Fumaça, Passo de Torres e Sombrio, mas, até as 20h, não obteve êxito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário