Moderno e seguro, carro chega neste mês às lojas com o objetivo de liderar as vendas no Brasil
Gabriel Azevedo
Sucesso na Europa, o Up! desembarca no
país modificado. A principal diferença é o tamanho: o brasileiro é seis
centímetros mais longo que o europeu – são 3,60 metros contra 3,54
metros de comprimento. De acordo com os engenheiros, a intenção foi
oferecer conforto para os passageiros do banco traseiro e aumentar o
porta malas, que em vez de 221 litros, ficou com 285 no Brasil.
O
Up! estreia no mercado nacional somente na opção de quatro portas – a
carroceria duas portas chega depois, com preço inicial de R$ 26.900. Por
enquanto, serão quatro versões de acabamento – a VW anuncia seis, mas
três delas são variações de uma mesma configuração, nas quais a cor do
veículo é a única modificação. São elas: Take Up!, Move Up!, High Up! e
White Up!/ Red Up!/ Black Up!.
Totalmente adaptado às novas regras do Contran, além dos itens obrigatórios, como airbag duplo e freios com sistema antitravamento (ABS), o compacto vem com cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, rodas aro 13 com calotas, banco do motorista com regulagem de altura e fixação das cadeirinhas com Isofix estão entre os itens de série. Entre os opcionais: ar-condicionado, direção elétrica, sistema de som, rodas de liga leve aro 14, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, prateleira divisória no porta-malas.
Todas as versões são equipadas com o motor 1.0 de três cilindros em linha e 12 válvulas já empregado no Fox Bluemotion. Com 82 cv se abastecido com etanol e 75 cv com gasolina.
Segurança e economia
Itens mais exaltados pelos gestores da marca no Brasil, a segurança e economia do novo compacto foram testados e reconhecidos. O Up! recebeu a melhor nota no quesito segurança pelo Latin NCAP (na categoria) e levantou a taça da economia, conquistando a nota máxima em teste de medição de consumo de combustível realizado pelo Inmetro.
No teste, o Up! foi avaliado em diferentes versões, todas com motorização 1.0. As versões que levavam a transmissão manual de cinco marchas cravaram 9,5 km/l de uso combinado quando abastecida com etanol, enquanto o automóvel é capaz de fazer uma média de 13,75 km/l quando abastecido com gasolina. Já o Up! I-Motion, com câmbio automatizado de cinco velocidades, praticamente empatou com o manual, marcando a mesma média de consumo de 9,5 km/l quando movido a etanol e, quando abastecido com gasolina ele foi uma fração pior, ficando com a média de 13,6 km/l.
*O jornalista viajou a convite da montadora.
Entre os opcionais: ar-condicionado, direção elétrica, sistema de som, prateleira divisória no porta-malas
Totalmente adaptado às novas regras do Contran, além dos itens obrigatórios, como airbag duplo e freios com sistema antitravamento (ABS), o compacto vem com cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, rodas aro 13 com calotas, banco do motorista com regulagem de altura e fixação das cadeirinhas com Isofix estão entre os itens de série. Entre os opcionais: ar-condicionado, direção elétrica, sistema de som, rodas de liga leve aro 14, vidros elétricos dianteiros, trava elétrica, prateleira divisória no porta-malas.
Todas as versões são equipadas com o motor 1.0 de três cilindros em linha e 12 válvulas já empregado no Fox Bluemotion. Com 82 cv se abastecido com etanol e 75 cv com gasolina.
Segurança e economia
Itens mais exaltados pelos gestores da marca no Brasil, a segurança e economia do novo compacto foram testados e reconhecidos. O Up! recebeu a melhor nota no quesito segurança pelo Latin NCAP (na categoria) e levantou a taça da economia, conquistando a nota máxima em teste de medição de consumo de combustível realizado pelo Inmetro.
No teste, o Up! foi avaliado em diferentes versões, todas com motorização 1.0. As versões que levavam a transmissão manual de cinco marchas cravaram 9,5 km/l de uso combinado quando abastecida com etanol, enquanto o automóvel é capaz de fazer uma média de 13,75 km/l quando abastecido com gasolina. Já o Up! I-Motion, com câmbio automatizado de cinco velocidades, praticamente empatou com o manual, marcando a mesma média de consumo de 9,5 km/l quando movido a etanol e, quando abastecido com gasolina ele foi uma fração pior, ficando com a média de 13,6 km/l.
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