SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Aprenda como usar o computador sem o mouse

O teclado sempre esteve presente na vida dos usuários de computador. Digitar comandos em telas pretas com um cursor verde (branco, laranja e etc) era comum e muita gente até hoje ainda acha isso muito prático. O mouse revolucionou a forma com que as pessoas usavam computador e foi a porta de entrada para o surgimento de sistemas como o MacOS e o Windows. A interatividade de interfaces com janelas trouxe a praticidade e a usabilidade à computação. Hoje o mouse já não é forma mais moderna de interação com a máquina. As telas touch screen – sensíveis ao toque – vêm se popularizando, principalmente em dispositivos móveis. PCs com essa tecnologia ainda não são para todos, mas se depender dos fabricantes e dos desenvolvedores de aplicativos isso irá mudar nos próximos anos. O fato do Windows 7 estar preparado para trabalhar com telas multitoques é um indício.
Quem – como eu – trabalha o dia inteiro em um notebook acaba comprando um mouse portátil pois usar o “touchpad” não é algo tão prático. Este fato corroborou com a manutenção de um antigo hábito: usar teclas atalho para realizar tarefas no computador. Parece um recurso retrógrado pensando no mouse e principalmente nas telas sensíveis ao toque, mas quando o assunto é produtividade nada é mais rápido do que não precisar tirar a mão do teclado para nada. Todos os programas e sistemas operacionais contam com teclas atalho. Alguns programas são totalmente manipuláveis por teclado, sendo inclusive mais fácil operá-los desta forma do que com o mouse. Vamos aos atalhos:
Windows 7 Tecla do Windows + Seta para cima: Maximiza janela Tecla do Windows + Seta para baixo: Minimiza a janela Tecla do Windows + Seta para esquerda: Fixa janela à esquerda (recurso do Windows 7 que fixa a janela nos cantos da tela). Tecla do Windows + Seta para direita: Fixa janela à direita Tecla do Windows + SHIFT + Seta para esquerda: Tecla para quem tem mais de um monitor – Esta ação move janela para monitor da esquerda. Tecla do Windows + SHIFT + Seta para direita: Tecla para quem tem mais de um monitor – Esta ação move janela para monitor da direita. Tecla do Windows + Home: Minimiza ou restaura todas as janelas com exceção da janela em uso. Tecla do Windows + Barra de espaço: Mostra a área de trabalho desktop (quando o Aero Peek está ativo) Tecla do Windows + G: Exibe os gadgets, quando não estão em primeiro plano Tecla do Windows +* (* = número de 1 a 5): Abre uma nova instância do programa correspondente ao número fixado na barra do iniciar. Tecla do Windows + 1 abre o primeiro programa e assim sucessivamente Tecla do Windows + (sinal de mais) / Tecla do Windows + - (sinal de menos): Controle de Zoom Tecla do Windows + TAB: alterna entre os programas abertos (Aero Flip) ALT + P (no Windows Explorer à Mostra/Oculta o painel de pré-visualização dos arquivos.
Para ver atalhos para versões anteriores do Windows (XP ou 2000) clique aqui. Microsoft Office 2007 .O Office 2007 tem uma série de atalhos. Para acessar os menus do programa usando o teclado, aperte a tecla ALT uma vez e repare nos menus: letras indicativas dos atalhos surgirão.Ao acionar um comando como, por exemplo, ALT + P (para abrir a aba de Layout da página) automaticamente o WORD mostra os atalhos para as ferramentas presentes na aba, como pode ser visto na parte inferior da imagem acima. Um exemplo: ALT + P + M aciona a ferramenta de Margens do Word. Desta forma é possível controlar todas as funcionalidades do Word.Durante a digitação uma palavra ficou com aquela tarja vermelha indicando erro de digitação? Não tem problema, basta clicar com o botão de menu de contexto do Windows que – além de outras coisas – as opções de correção serão mostradas e podem ser acessadas usando as setas do teclado. Escolhida a correção mais coerente, basta teclar ENTER. Se você não quer usar a tecla de contexto do Windows, pode teclar SHIFT+F10 que terá o mesmo efeito.
Alguns atalhos do Office 2007: ALT + 1: Salvar ALT + A: Botão Office ALT + C: Menu Início ALT + Y: Menu inserir ALT + P: layout de página ALT + U: Menu Fórmulas ALT + S: Menu Dados ALT + V: Menu Revisão ALT + J: Menu Exibição
Use a tecla ALT e depois use as setas do teclado para navegar entre as abas à esquerda e à direita. Usando a seta para baixo é possível percorrer os itens internos da aba. Para abrir um item é preciso teclar ENTER, como, por exemplo, abrir as opções de margem.
Ah, claro que estas dicas valem para todos os aplicativos da família Office.
Para saber mais teclas de Atalhos do Microsoft Office (versão 2003) recomendo ler esta coluna
Para conhecer teclas atalho para o Microsoft Windows Live Messenger, clique aqui.
Outros aplicativos
Alguns aplicativos se destacam quando o assunto é teclas de atalho. Pessoas que têm o hábito de ouvir música no PC enquanto trabalham devem se incomodar com o fato de precisar usar o mouse para mudar de música ou mesmo pausar o som para atender ao telefone. O Winamp permite controlar tudo do tocador apenas usando o teclado.
Outro programa que possibilita customização das teclas de atalho é o comunicador instantâneo Miranda. Ele é simples, extremamente leve e totalmente usável pelo teclado. Estes motivos me fazem adotá-lo como padrão em meu computador de trabalho. Eu ignoro o fato dele ser visualmente bem pobre.
Uma dica importante para quem gosta de usar teclas de atalho é sempre verificar o menu de ajuda dos programas, eles trazem uma lista de atalho. Por exemplo, o Editor de Imagens Paint.Net possui esta lista de atalhos em sua documentação on-line. Quando o programa estiver em inglês, procure pela palavra shortcuts nos menus de ajuda do aplicativo
* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário