SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Cabo Frio receberá superavião

O maior avião de transporte de carga do mundo vai pousar na Região dos Lagos na quinta-feira. Com capacidade para transportar até 150 toneladas, o Antonov An-124 vai trazer dois helicópteros de grande porte, que serão usados no apoio logístico às plataformas de petróleo da Bacia de Campos. O avião vai decolar da Noruega e pousar no aeroporto internacional de Cabo Frio.
Fabricado na Ucrânia, o Antonov An-124 é um peso-pesado projetado para transportar cargas grandes e pesadas que jamais poderiam ser transportadas por aviões de carga convencionais, como o Boeing 747. Ele só é superado pelo Antonov An-225, que não faz vôos comerciais e foi construído para transportar apenas o Furan (ônibus espacial russo).
Devido as suas características, o Antonov não pode pousar em qualquer aeroporto. Com pista de 2.800 metros, o aeroporto de Cabo Frio possui as características físicas e operacionais necessárias para receber a aeronave:
- Com a ampliação da pista e outras melhorias operacionais, o aeroporto é hoje a melhor solução logística para importação de carga aérea pela indústria do petróleo -- disse Francisco Pinto, administrador do aeroporto, que é operado pela Companhia Costa do Sol.
Segundo o secretário de Desenvolvimento de Cabo Frio, Carlos Victor Mendes, a operação de quinta-feira mostra a importância da indústria do petróleo para a economia fluminense:
- Essa importância vai aumentar com o início da exploração das reservas situadas na camada do pré-sal. O aeroporto de Cabo Frio está pronto para atender à indústria do petróleo e ao turismo, que sofrerá um impacto positivo com a Copa do Mundo de 2014 e com os Jogos Olímpicos de 2016.
O presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Henrique Ribeiro, garantiu que, até o fim do ano, estarão prontas as obras de remodelação, ampliação, iluminação e construção da ciclovia da RJ-102, que liga Cabo Frio a Búzios. O primeiro trecho, conhecido como Estrada do Guriri, já está pronto.
- A estrada vai promover a integração dos municípios da Região dos Lagos e criar uma via de acesso, segura e moderna, para Búzios. Será muito usada pelos turistas que chegarão à Região dos Lagos pelo aeroporto de Cabo Frio - disse Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário