SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Apagão atingiu todos os municípios do Ceará

O apagão no Ceará deixou todos os 184 municípios do Estado sem fornecimento de energia entre 23h21 de quinta-feira e 1h35 desta sexta. Segundo a Coelce (Companhia Energética do Ceará), toda a população cearense, de cerca de 8,4 milhões de pessoas, foi afetada.Apesar de ter sido o primeiro Estado do Nordeste a restabelecer o fornecimento de energia, houve prejuízos depois disso, como irregularidade no abastecimento de água, semáforos apagados e transtornos no trânsito e outros relativos a vendas no comércio. No aeroporto internacional Pinto Martins, conforme a Infraero, não foram registrados atrasos de voos ou outros problemas.

Em Fortaleza, até o final da manhã de hoje, vários semáforos não funcionavam e o trânsito era controlado por agentes. A AMC (Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania) informou que a queda brusca de energia afetou a placa de alguns semáforos. Conforme o órgão, pelo menos 19 cruzamentos da capital cearense apresentaram problemas, dos quais dez contavam com a presença de agentes de trânsito.

Durante o apagão, a Ciops (Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança), da Segurança Pública do Ceará, registrou congestionamento de ligações, pelo grande número de pessoas solicitando informações e reforço de policiamento em Fortaleza e em cidades da região metropolitana.

Um número expressivo de ligações, conforme a Secretaria da Segurança Pública, vinham principalmente da praia do Futuro, onde as pessoas tradicionalmente frequentam barracas da praia para o consumo de caranguejos nas quintas-feiras à noite.


ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Com relação ao abastecimento de água, que também depende de energia elétrica, a Cagece (Companhia de Água e Esgoto do Ceará) informou que houve baixa de pressão na rede de algumas regiões do Estado, o que causou irregularidade no abastecimento nos municípios de Juazeiro do Norte, Crateús, Russas, Aracati, Parambu, Tauá, Fortim, Acopiara, Araripe e Antonina do Norte. A previsão da Cagece é que o fornecimento seja normalizado hoje.

O comércio também teve prejuízo, principalmente restaurantes que estavam abertos no momento do apagão. Uma rede de restaurantes de Fortaleza, que também tem filiais em outras capitais do Nordeste, como Recife, Natal e Maceió, teve que suspender os serviços e fechar os estabelecimentos no momento do apagão.

O gerente da rede em Fortaleza, Wellington Elias, informou que tiveram uma queda de 25% a 40% no movimento, mas o problema maior foi na hora de os clientes pagarem as contas, já que as máquinas de cartão de crédito também estavam em pane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário