SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

terça-feira, 7 de junho de 2011

Cinzas de vulcão cancelam voos entre Brasil e quatro países

As companhia aéreas TAM e Gol informaram nesta terça-feira o cancelamento preventivo de todos os seus voos entre o Brasil e Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile) e Assunção (Paraguai). O motivo é a nuvem de cinzas do vulcão Puyehue, que já chegou a Buenos Aires e provocou o fechamento dos dois aeroportos da cidade.De acordo com a TAM, há previsão do fechamento do aeroporto de Assunção na tarde de hoje. Devido à obstrução das rotas aéreas entre os países, a companhia informou que "há riscos para a operação dos voos" e, "para garantir a segurança de seus clientes, está cancelando os voos de e para esses destinos".

A Gol diz que alterações "em virtude de eventos naturais que coloquem em risco a segurança de suas operações são às vezes necessárias".

A medida atinge 32 voos ou trechos de voos da TAM e 11 voos da Gol entre os países. No caso da Gol, os voos afetados envolvem as cidades de São Paulo, Rio, Florianópolis, Porto Alegre e Santiago, além de Buenos Aires.

A TAM afirmou que monitora as informações sobre a densidade e o deslocamento da nuvem de cinzas, mas que as condições meteorológicas e a atividade do vulcão estão mudando constantemente.

A empresa diz que todos os passageiros dos voos cancelados receberão alimentação e hospedagem e serão acomodados nos próximos voos disponíveis. Já a Gol afirma que "tem trabalhado para providenciar alimentação e acomodação em hotéis".

A LAN também foi obrigada a cancelar os voos domésticos e internacionais com pouso ou decolagem em Buenos Aires e nas cidades afetadas.

Buenos Aires está a mais de mil quilômetros do vulcão, localizado no sul do Chile. O Puyehue, que forma parte da cadeia Puyehue-Cordón Caulle, perto da fronteira com a Argentina, entrou em erupção no sábado (4), provocando grandes nuvens de fumaça e cinzas. OUTRAS COMPANHIAS

De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos brasileiros), diversos voos que sairiam de Guarulhos (Grande SP) com destino às cidades afetadas foram cancelados ou estão sem previsão de decolagem:

Aerolineas Argentinas: um voo para Buenos Aires (1241)
LAN: um voo para Buenos Aires (4541)
Mais cedo foi cancelado um voo da Aerolineas (1249) para Buenos Aires, e dois voos para Santiago: Lufthansa (9878) e LAN (0755). No aeroporto do Galeão (Rio), também foram cancelados quatro voos da Aerolineas Argentinas para Buenos Aires (1297, 1251 e 1259, 1253).

Nenhum comentário:

Postar um comentário