SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Explosão em fábrica de fertilizantes no Texas deixa mortos

Porta-voz da Segurança Pública ainda não contabilizou nº de vítimas fatais.
Número de feridos pode chegar a 100.

Do G1, em São Paulo
A devastadora explosão que atingiu, na noite desta quarta-feira (17), uma fábrica de fertilizantes na cidade de West, região de Waco, Texas, nos Estados Unidos, deixou mortos e dezenas de feridos, informou o porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas, D.L. Wilson.
O porta-voz, no entanto, não quis confirmar o número de mortos tampouco o de feridos. “Podemos confirmar que há vítimas fatais”, disse D.L. Wilson.
Agências internacionais e a imprensa norte-americana noticiam números de mortos divergentes. A rede de TV "CNN" fala em 2 vítimas fatais. A France Presse (AFP) e a "CBS" estimam entre 60 e 70 os mortos.
É possível que o número de mortos cresça à medida que as equipes de emergência trabalhem nos imóveis atingidos por incêndios após a explosão na companhia de adubos.
O número de feridos ainda é indeterminado, mas, de acordo com a CNN, pode chegar a 100.
Bombeiros verificam um prédio destruído perto da companhia. (Foto: LM Otero / AP Photo)Bombeiros verificam um prédio destruído perto da companhia. (Foto: LM Otero / AP Photo)
A explosão ocorreu na fertilizadora West, no pequeno município de mesmo nome localizado 20 km ao norte de Waco, pouco antes das 20h (22h de Brasília), e foi ouvida a mais de 70 km de distância.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês) registrou um tremor de magnitude 2,1, que foi percebida como várias explosões sucessivas pelos moradores.
Wilson anunciou outra entrevista coletiva para as 6h desta quinta-feira (18) - 8h de Brasília -, quando, segundo ele, espera confirmar o número de mortos. Wilson disse que os danos são comparáveis à destruição causada pela explosão da bomba que em 1995 arrasou o Edifício Federal Murrah, em Oklahoma, matando 168 pessoas.
Explosão pôde ser ouvida a quilômetros de distância. Fumaça na fábrica de fertilizantes também foi vista à distância. (Foto: Andy Bartee / AP Photo)Explosão pôde ser ouvida a quilômetros de distância. Fumaça na fábrica de fertilizantes também foi vista à distância. (Foto: Andy Bartee / AP Photo)
Segundo Wilson, há danos estruturais em muitos imóveis nas imediações da fábrica. “Entre 50 e 75 casas estão destroçados”, contabilizou. A região tem cerca de 2.800 habitantes.
O prefeito de West, Tommy Muska, está preocupado com os gases emitidos pela empresa de fertilizantes. O nitrato de amônia, substância usada em fertilizantes, pode ter potencializado a explosão.
Equipes de emergência combatem incêndio em uma casa após explosão em fábrica de fertilizantes no Texas. (Foto: Rod Aydelotte  / Waco Tribune Herald / AP Photo)Após explosão, vários imóveis ao redor da companhia de fertilizantes pegaram fogo. (Foto: Rod Aydelotte / Waco Tribune Herald / AP Photo)
Imóveis destruídos pelo fogo. (Foto: LM Otero / AP Photo)Imóveis destruídos pelo fogo. (Foto: LM Otero / AP Photo)
Pelo menos dez imóveis pegaram fogo imediatamente após a explosão. As chamas se espalharam para outros prédios e casas, incluindo uma escola e um asilo, de onde foram retiradas 133 pessoas. Segundo testemunhas, há pessoas presas nesses imóveis. Oito a dez quarteirões da área foram esvaziados.
Equipes de socorro, ambulâncias, corpos de segurança e outros veículos de emergência se deslocaram até o local e levaram feridos para um campo de futebol próximo, onde está funcionando um hospital de campanha.
O governador Ricky Perry afirmou que mobilizou todas as equipes de resgate do estado para atuar na região. A Casa Branca informou que o presidente Barack Obama acompanha situação.
Como o acidente ocorreu apenas dois dias após as explosões que mataram três pessoas e feriram cerca de 180 em Boston, Massachusetts, foi levantada a hipótese de um novo atentado. No entanto, o congressista pelo Texas Bill Flores, em entrevista à CNN, descartou essa possibilidade.
Equipes de resgate trabalham perto de um complexo de apartamentos danificados. (Foto: Rod Aydelotte / Waco Tribune Herald / AP Photo)Equipes de resgate trabalham perto de um complexo de apartamentos danificados. (Foto: Rod Aydelotte / Waco Tribune Herald / AP Photo)
Equipes de emergência ajudam uma idosa em uma escola local. (Foto: Rod Aydelotte / Waco Tribune Herald / Via Ap Photo)Equipes de emergência ajudam uma idosa em uma escola local. (Foto: Rod Aydelotte / Waco Tribune Herald / Via Ap Photo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário