SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

FIA confirma armação e bane Briatore; Nelsinho é poupado e Renault sofre pena leve

O Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou nesta segunda-feira, após uma audiência em Paris, que o acidente do piloto brasileiro Nelsinho Piquet, no GP de Cingapura de F-1 do ano passado, foi proposital e "advertiu" a equipe Renault. O ex-chefe da escuderia, o italiano Flavio Briatore, porém, foi banido da F-1. Após a reunião, foi decidida a suspensão da Renault por dois anos. No entanto a punição só será cumprida pela escuderia francesa caso cometa mais uma infração.
Nelsinho Piquet e o espanhol Fernando Alonso, que venceu a prova beneficiado pelo acidente do então companheiro, não foram suspensos. Nelsinho havia informado anteriormente à FIA que o acidente foi arquitetado pelo ex-chefe da equipe francesa, Briatore, e pelo então engenheiro chefe da escuderia, Pat Symonds, como estratégia para dar a vitória a Alonso naquela prova --Symonds foi suspenso por cinco anos.
Como estava previsto nesta segunda-feira, Nelsinho Piquet e Alonso, além do presidente da Renault F-1, Bernard Rey, compareceram ao Conselho Mundial.
A Renault já havia anunciado que não iria contestar na reunião de hoje as acusações de que orientou Nelsinho a sofrer o acidente e culpou Briatore e Symonds pela suposta armação.
Os dois principais acusados no escândalo revelado por Nelsinho, Briatore e Symonds, não estavam presentes. Os dois foram demitidos da Renault na última semana.
Segundo o depoimento, Nelsinho foi orientado por Symonds a bater entre as voltas 13 e 14 da prova, na curva 17, um local que obrigaria a entrada do safety car na pista. A entrada do carro de segurança naquele momento acabou permitindo a Alonso assumir a liderança da prova e conquistar uma surpreendente vitória.
A versão de Nelsinho chegou a ser contestada por Briatore, que entrou na Justiça contra o piloto e seu pai. O dirigente italiano acusa os integrantes da família Piquet de falsas denúncias e tentativa de chantagem.
Em seu depoimento, Nelsinho citou apenas os nomes de Briatore e Symonds como pessoas que sabiam da armação. Mas, segundo o jornal catalão "Sport", Nelson Piquet apresentou uma versão diferente à FIA. O tricampeão mundial acusou Alonso de também saber do pedido dos chefes da equipe a Nelsinho. O espanhol negou conhecer a suposta armação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário