SELVA

SELVA

PÁTRIA

PÁTRIA

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mais quatro cidades decretam estado de atenção em SC; 32 tomaram a medida

Mais quatro cidade de Santa Catarina decretaram estado de emergência devido aos estragos provocados pela forte chuva que atinge o Estado desde o início da semana.Segundo balanço divulgado às 18h pela Defesa Civil Estadual, Jupiá, Ponte Serrada, Quilombo e Salto Veloso também tomaram a medida --elevando para 32 as cidades em estado de atenção. Guaraciaba, onde quatro pessoas morreram, decretou estado de calamidade pública.
Nas quatro cidades, segundo o balanço, 1.758 pessoas foram afetadas de alguma forma pelas chuvas.
No Estado, o número de pessoas que tiveram de deixar suas casas, segundo o órgão, já passa de 17 mil. Entre eles estão 16.115 desalojados (hospedadas com parentes), 1.428 desabrigados (dependem de abrigos públicos) e 286 deslocados (foram para outra cidade).
As cidades em situação de emergência são: Abelardo Luz, Água Doce, Barra Velha, Calmon, Coronel Martins, Corupa, Dionísio Cerqueira, Entre Rios, Formosa do Sul, Galvão, Ipuaçu, Irani, Itaiopolis, Jupiá, Lebon Regis, Monte Castelo, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, Quilombo, Rio das Antas, Salto Veloso, Santa Terezinha, Santa Terezinha do Progresso, São Bernardino, São Domingos, São José do Cedro, São Miguel da Boa Vista, Shroeder, Tigrinhos, Vargeão e Vargem Bonita.
De acordo com o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia), Santa Catarina foi atingida por um tornado, e os ventos na região chegaram a mais de 120 km/h. Estragos
Até esta quarta-feira, foram registrados estragos em 64 cidades devido à chuva. Na maior parte dos municípios, o vento destelhou imóveis, causou desabamentos e deslizamentos de terra.
Em São Domingos, a população ficou sem comunicação devido à chuva. Já em Vargem Bonita, as tempestades causaram queda de energia elétrica e destelharam 431 imóveis.
Segundo a Defesa Civil, os moradores de Ipuaçu também ficaram sem energia elétrica. Na cidade, a chuva destelhou diversas casas e causou queda de árvores. O mesmo ocorreu em Coronel Martins, Monte Castelo --onde 270 imóveis foram destelhados e duas pessoas ficaram feridas.
Penha, na foz do rio Itajaí-Açu, ficou sem água e sem eletricidade. Na cidade, 434 edificações foram atingidas pelo vendaval. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, os temporais causaram o desabamento de um galpão da empresa Auto Viação Catarinense.
Avaliação
A secretária nacional de Defesa Civil, Ivone Valente, visita nesta quarta-feira as áreas mais afetadas pelas tempestades que atingiram Santa Catarina. Segundo a Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional, ela e o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) visitam hoje Guaraciaba --onde além dos quatro mortos, pelo menos 89 pessoas ficaram feridas.
O objetivo da visita é avaliar os estragos causados pelos temporais em Santa Catarina. Segundo o secretário da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves, a Defesa Civil ainda contabiliza os danos nas região atingidas.
A Defesa Civil de Santa Catarina estima que mais de 87 mil pessoas tenham sido afetadas pelas tempestades que atingiram o Estado no início da semana. O órgão alerta ainda para o risco de novos temporais no Estado nesta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário